Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Elevada procura por canábis leva à criação do primeiro ETF na Europa

A canadiana Purpose Investments planeia criar um ETF a partir do dia 13 de janeiro na Europa, devido à elevada procura por parte dos investidores.

Business Wire
Gonçalo Almeida goncaloalmeida@negocios.pt 06 de Janeiro de 2020 às 12:43
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A empresa de gestão de investimentos do Canadá, Purpose Investments, está a equacionar lançar o primeiro fundo de investimento (ETF) na Europa, devido ao elevado interesse em investir em canábis, segundo o Financial Times.  

O fundo chamado Medical Cannabis and Wellness ETF ficará disponível a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de janeiro, e vai ser cotado na Alemanha, sendo válido para investidores do Reino Unido, de Itália e da Irlanda. 

A decisão de lançar um fundo de investimento para canábis na Europa surgiu devido ao grande interesse demonstrado por parte dos investidores, numa altura em que este tipo de investimento tem sido muito popular na América do Norte, apesar de o último ano ter desapontado.

O maior ETF do mundo, o ETFMG Alternative Harvest, listado nos Estados Unidos, acabou o ano de 2019 com 673 milhões de dólares em ativos, menos 28,5% face ao ano anterior, de acordo com os dados da ETFGI. O segundo maior ETF do mundo, o Horizons Medical Marijuana Life Sciences, do Canadá, perdeu 33,8% dos ativos no ano passado para os 327 milhões de dólares. 

A Purpose Investments, que gere 8 mil milhões de dólares em ativos no Canadá, vai colaborar com o HANetf para o lançamento europeu.  

O fundo cobrará 80 pontos-base por cada 100 euros investidos e investirá em empresas públicas com atividades legais no mercado de canábis medicinal, canábis industrial e canabidiol, uma das substâncias químicas canabinoides encontradas na canábis sativa.

O mercado legal de canábis estava avaliado em cerca de 11 mil milhões de dólares em todo o mundo em 2018 e espera-se que atinja os 50 mil milhões até 2029, de acordo com a Jefferies. 

Na União Europeia, são gastos anualmente, pelo menos, 30 mil milhões de euros em droga no retalho, com o canábis a corresponder a quase metade deste valor (11,6 mil milhões de euros), segundo o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência e a Europol. 
Ver comentários
Saber mais Canábis fundos de investimento Canadá Purpose Investments ETF
Mais lidas
Outras Notícias