Exportações de vinho caíram 1,1% no ano passado

As vendas para Angola caíram 55% face ao ano anterior, segundo o DN/Dinheiro Vivo desta segunda-feira, 27 de Fevereiro. Esta queda não foi compensada pelos aumentos em mercados como os EUA, Canadá e China.
27 de Fevereiro de 2017 às 10:19

As exportações de vinhos portugueses caíram pela primeira vez, em 1,1% ao fim de seis anos, prejudicadas pela quebra do mercado angolano, adiantou o DN/Dinheiro Vivo. As vendas para Angola reduziram-se em 54,8% em valor e em 67,6% em volume.

PUB

Globalmente, Portugal exportou, no ano passado, 2,770 milhões de hectolitros de vinho, no valor de 727 milhões de euros, com um preço médio de 2,62 euros por litro. Citado pela publicação, o presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Frederico Falcão, salientou que "não fora o mercado angolano e os números tinham sido fabulosos".

Até 2015, o mercado angolano era o maior para os vinhos portugueses, embora não fosse o que remunerava melhor. Esse lugar pertence a França, que compra, por ano, mais de 110 milhões de euros aos produtores nacionais.

PUB

Países como os EUA, Holanda, Alemanha e Canadá aumentaram muito as compras, tal como os novos mercados da China ou Rússia. Mas não foi suficiente para compensar o "trambolhão" de Angola.

Já no Reino Unido, as vendas cresceram em volume (6% para 205 mil hectolitros) mas desceram em valor (2,7% para 75,3 milhões de euros) devido ao Brexit.

PUB
Pub
Pub
Pub