pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Quebra no consumo de vinho do Porto agrava crise no Douro

Viticultores do Douro temem uma terceira vindima consecutiva fraca, com prejuízos acumulados que podem chegar aos 48 milhões de euro. Esta quarta-feira, vão manifestar-se no Peso da Régua para exigirem soluções ao Governo.

Comercialização em volume de vinho do Porto caiu 32% desde 2000.
Comercialização em volume de vinho do Porto caiu 32% desde 2000. DR
02 de Julho de 2025 às 09:28

Dezenas de viticultores do Douro saem esta quarta-feira à rua, em protesto no Peso da Régua, para alertarem para a crise que afeta a região e pedirem o escoamento e venda de uvas a preços justos. Os viticultores temem uma terceira vindima consecutiva fraca, com prejuízos acumulados que podem chegar aos 48 milhões de euros, .

O presidente da Associação de Empresas de Vinho do Porto (AEVP) , António Filipe, refere que, desde 2000, a comercialização em volume de vinho do Porto caiu 32% e “criar excedentes seria empobrecer toda a cadeia de valor”, uma vez que a pressão significaria “preços inferiores e stocks excedentários”.

A AEVP propõe, por isso, um corte para 68 mil no número de pipas de mosto para produção na vindima deste ano. Esse corte deverá resultar em menos 22 milhões de euros a entrar no bolso dos viticultores, em comparação com 2024. Somando esse valores, ao prejuízos registado nas duas campanhas anteriores, os viticultores do Douro deverão receber menos 48 milhões de euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio