Revista de imprensa diária

Resumo das notícias económicas mais importantes da imprensa diária
Negócios 07 de Janeiro de 2004 às 08:32

Silva Lopes considera impensável e demagógico descer impostos (Jornal de Negócios).

O Economista Silva Lopes considera impensável uma redução da carga fiscal em Portugal. Num documento que serviu de base ao seminário promovido pelo Presidente da República, o antigo ministro classifica de demagogia política as promessas de novos cortes das taxas de IRC e IRS.

PUB

CIN ganha providência para gerir Ibercoat (Jornal de Negócios) A CIN conseguiu, através da interposição de uma providência cautelar, que o tribunal da Maia entregasse a administração da Ibercoat a um administrador independente.

Galp reforça em 40% capacidade de armazenagem estratégica de gás (Diário Económico) A Galp Energia vai reforçar em 40% a capacidade de armazenagem subterrânea de gás natural, localizada no Carriço, região de Leiria. O projecto, que custará apenas mais 8% face ao investimento inicial de 89,93 milhões euros, eleva para 97,13 milhões o custo desta infra-estrutura,.

Multibanco em alta na quadra do Natal (Diário Económico) Os portugueses gastaram mais dinheiro durante as duas últimas semanas de Dezembro e a primeira de Janeiro do que em período homólogo do ano anterior. O período de maiores compras e pagamentos foi a semana antes do Natal, na qual foram levantados 413 milhões de euros na rede de caixas automáticas de multibanco, e efectuados pagamentos da ordem dos 498 milhões de euros através de Terminais de Pagamento Automático (TPA).

PUB

Ano negro para a ocupação hoteleira em 2003 (Público) "O ano de 2003 não nos deixa saudades", afirmou ontem o presidente da Associação de Hotéis de Portugal, Luís Alves de Sousa, no final de um almoço dedicado ao campeonato europeu de futebol. Ainda é cedo para avançar com um balanço oficial, mas as primeiras informações apontam para uma quebra de ocupação nos hotéis que pode chegar a dez por cento, em relação ao ano anterior, adiantou Alves de Sousa.

Exportadoras pedem intervenção do BCE (Diário de Notícias) As empresas europeias exportadoras começam a ficar preocupadas com a tendência altista do euro face ao dólar americano. A moeda única registou ontem um novo máximo histórico - 1,2813 dólares. Uma vez que este câmbio torna as exportações do Velho Continente mais caras, já começaram a levantar-se vozes reclamando uma intervenção do Banco Central Europeu (BCE), com reunião agendada para amanhã..

Função Pública unida faz greve dia 23 (Correio da Manhã) As três estruturas sindicais da Função Pública uniram-se para uma greve geral no dia 23 contra a "crescente ofensiva do Governo" aos trabalhadores do Estado. Todos os sectores deverão ser afectados pela paralisação, entre eles, hospitais, escolas, infantários e a maioria das repartições públicas.

PUB
Pub
Pub
Pub