SAG reduz perdas nos primeiros nove meses do ano

As receitas aumentaram 25%, reflectindo a evolução positiva do mercado automóvel em Portugal, sublinha a empresa.
industria carros
Miguel Baltazar
Carla Pedro 07 de Novembro de 2014 às 20:28

A SAG Gest – Soluções Automóveis Globais reduziu as perdas em 7,2% entre Janeiro e Setembro, para 7,94 milhões de euros, contra 8,55 milhões um ano antes, anunciou a empresa em comunicado à CMVM. "Este resultado reflecte essencialmente o peso dos custos financeiros da ‘holding’ (15,6 milhões de euros)", acrescenta a empresa.

 

PUB

Contabilizando apenas o terceiro trimestre, observa-se um desagravamento de 29,3%, de 2,31 para 1,63 milhões de euros negativos.

 

"O resultado líquido consolidado acumulado ao final do terceiro trimestre de 2014 não inclui a apropriação pela SAG Gest da sua quota-parte no resultado líquido da Unidas (unidade brasileira), ao contrário do que se verificou até ao final do primeiro semestre de 2013 onde, foi considerada a apropriação de 2,3 milhões de euros. Se em 2014 se tivesse mantido o método de consolidação proporcional da Unidas que foi adoptado no primeiro semestre de 2013, a apropriação da quota-parte da SAG Gest no resultado líquido da Unidas reduziria o prejuízo registado para 4,7 milhões de euros", ressalva o comunicado.

PUB

 

Quanto ao volume de negócios consolidado da SAG Gest nos três primeiros trimestres de 2014, este foi de 355,7 milhões de euros, uma subida de 25% face às vendas dos primeiros nove meses do ano passado (284,6 milhões), o que correspondeu a um EBITDA de 12,9 milhões de euros (mais 86%).

 

PUB

Já a dívida líquida consolidada da SAG Gest em 30 de Setembro de 2014 era de 295,5 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 31,3 milhões face a 31 de Dezembro de 2013, "reflexo do aumento sazonal do investimento em fundo de maneio".

 

O mercado de veículos ligeiros de passageiros (VP) registou, nos primeiros nove meses de 2014, um aumento de 35,3% face ao período homólogo do ano anterior, com um volume de 107.391 veículos. No mercado de viaturas comerciais ligeiras (VCL), com um volume de 17.579 unidades, verificou-se um aumento de 60,4%, em relação ao período homólogo de 2013.

PUB

 

As marcas representadas pela SIVA - empresa da SAG que comercializa automóveis em Portugal - no mercado de veículos ligeiros de passageiros registaram um volume de 18.172 unidades, representando no seu conjunto uma quota de  mercado de 16,9%, mantendo a liderança neste mercado, salienta o comunicado.

 

PUB

No mercado de veículos ligeiros (VP+VCL), a SIVA representa uma quota de mercado de 15,8%, com um total de 19.706 unidades, acrescenta a empresa, que relativamente às perspectivas para o quarto trimestre diz esperar que "os sinais de retoma evidenciados pelo mercado automóvel em Portugal, já desde o segundo semestre de 2013, e que se confirmaram durante os primeiros nove meses de 2014", se mantenham.

 

"No entanto, e apesar destes crescimentos, o volume do mercado automóvel deve ainda situar-se em valores baixos relativamente ao que deveria resultar de um ritmo de reposição de veículos usados que interrompesse o actual ciclo de envelhecimento do parque automóvel português", ressalva.

PUB

 

Caso se venham a concretizar estas perspectivas, "é possível antever que os resultados das operações desenvolvidas em Portugal, durante o quarto trimestre de 2014, deverão, tal como já aconteceu no terceiro trimestre do ano, ser suficientes para cobrir os custos financeiros da ‘holding’, pelo que o resultado consolidado do segundo semestre de 2014 poderá aproximar-se do ‘break-even’". 

Saber mais sobre...
Saber mais SAG Gest automóvel
Pub
Pub
Pub