Agência europeia de segurança marítima é hoje inaugurada

A sede, ainda provisória, da Agência Europeia de Segurança Marítima (AESM) é hoje inaugurada em Lisboa numa cerimónia marcada para as 10h30 e que contará com a presença do primeiro-ministro José Sócrates, do presidente da Comissão Europeia Durão Barroso,
Negócios com Lusa 14 de Setembro de 2006 às 09:28

A sede, ainda provisória, da Agência Europeia de Segurança Marítima (AESM) é hoje inaugurada em Lisboa numa cerimónia marcada para as 10h30 e que contará com a presença do primeiro-ministro José Sócrates, do presidente da Comissão Europeia Durão Barroso, e do comissário dos Transportes, o francês Jacques Barrot.

A AESM, dirigida pelo holandês Willem Ruiter, começou a funcionar no início de 2003 em Bruxelas e está completamente operacional em Lisboa desde Maio pssado, com cerca de 120 funcionários e instalada provisoriamente no edifício "Mar Vermelho", no Parque das Nações.

PUB

A sede provisória da AESM em Lisboa foi entregue em Abril pela Administração do Porto de Lisboa (APL), enquanto não é construída a sede oficial definit iva.

A capital portuguesa foi formalmente indicada para acolher a sede da AE SM em Dezembro de 2003, na sequência de um acordo alcançado em Bruxelas entre os líderes europeus.

A sede oficial da AESM, que também albergará o Observatório Europeu da  Droga e da Toxicodependência, deverá ser inaugurada em Novembro de 2007, durante a presidência portuguesa da União Europeia.

PUB

Os novos edifícios, da autoria do arquitecto Manuel Tainha, serão construídos na Ribeira das Naus, Cais do Sodré, em terrenos do Porto de Lisboa, com u m custo total previsto de vinte milhões de euros, suportados pela APL.

Os dois organismos europeus ficarão a pagar renda à APL durante 25 anos , período durante o qual ficará coberto o investimento.

A AESM nasceu da Directiva Europeia 1406/2002, integrada no chamado "Pacote Erika II" sobre a segurança marítima na Europa, após os desastres ambientai s causados pelo derramamento de crude pelos petroleiros "Erika" em Dezembro de 1 999, no Golfo de Biscaia, Norte de Espanha, e pelo naufrágio do "Prestige", em 2 002, ao largo da Galiza.

PUB

A AESM dispõe de um orçamento de 44,6 milhões de euros para prevenir e  combater a poluição marítima, estabelecer a segurança das rotas navais, tratar d a informação e harmonizar a legislação dos Estados-membros em matéria de segurança no mar e nos portos, podendo vir a ser, também, o embrião de uma futura guarda costeira europeia.

O Conselho Europeu de Transportes atribuiu ainda ao organismo competências no domínio da segurança marítima, nomeadamente no que respeita ao terrorismo , à implementação de medidas de maior segurança para a navegação costeira, à identificação de zonas de refúgio em caso de navios acidentados e à intervenção fiscalizadora em questões que envolvam descargas ilegais de navios em áreas territoriais.

Pub
Pub
Pub