Aperitivo de sementes de girassol vence concurso de empreendedorismo
"Esta ideia surgiu para colmatar uma lacuna no mercado dos aperitivos saudáveis", sublinhou à agência Lusa Rui Figueiredo, um dos mentores da ideia de negócio juntamente com Rúben Gonçalves, ambos de Oliveira do Hospital.
PUB
O negócio, iniciado em Junho de 2014, foi inspirado nas sementes salgadas de girassol que se comercializam em Espanha, mas na perspectiva de "as fazer doces e sem casca, que tem mais aceitação", de acordo com Rui Figueiredo.
Segundo Rúben Gonçalves, no primeiro evento em que comercializaram o novo aperitivo, que denominaram de Docereal, venderam 35 quilogramas de sementes de girassol caramelizada, tendo até agora vendido cerca de uma tonelada.
PUB
"Este prémio [2.500 euros] vai ajudar-nos no desenvolvimento interno para potenciar a capacidade produtiva, através de aquisição de equipamento que permita maior produção deste inovador aperitivo", salientou Rui Figueiredo.
PUB
Com um circuito comercial até agora restringido a feiras e eventos, o aperitivo é confeccionado de forma totalmente artesanal em tachos largos de cobre, sobre uma fonte de calor, à vista do público e dos clientes.
O projecto Mondego Nature, direccionado para a oferta turística de observação de aves na zona do Baixo Mondego, ganhou o prémio de ideia de negócio mais criativa, recebendo também 2.500 euros da CIM de Coimbra.
PUB
O mentor da ideia, Rui Loureiro, de Montemor-o-Velho, ainda não tem data para concretizar o projecto de negócio, que, segundo afirma, está dependente do "envolvimento do município e dos estabelecimentos que tornem o projecto sólido".
PUB
A final do concurso Regional de Empreendedorismo Construir Futuros na Região de Coimbra decorreu na terça-feira à noite no auditório do Museu Monográfico de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, com a apresentação das 10 ideias de negócio apuradas.
Mais lidas
O Negócios recomenda