Banco de Fomento quer fechar mais "duas ou três" parcerias internacionais
O Banco Português de Fomento acordou uma parceria que vai juntar a instituição lusa a um fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos. Foi a primeira, mas não será a última. Gonçalo Regalado, o CEO do banco, revela que há já um "roadmap" para novas parcerias, afirmando que gostaria de conseguir mais "duas ou três".
PUB
Sobre a parceria que resultou da viagem do ministro da Economia, Pedro Reis, aos Emirados Árabes Unidos, Regalado concretizou: "Vamos juntar o BPF e um fundo soberano do Emirados", num processo que ainda não está fechado, mas já há um entendimento. "Estão a fazer um levantamento de setores onde há interesse investirem cá e nós a fazer o mesmo [com empresas portuguesas que querem investir] lá".
"Após esse trabalho, apresentaremos o nosso calendário tentativo" para fechar esta parceria, salientando que espera que seja "este semestre ainda. Temos sentido de urgência", disse.
"Construída esta parceria, isto poderá ser utilizado noutros países", até porque, diz, o apetite pelo investimento em Portugal é muito positivo".
PUB
Questionado sobre novas parcerias, Regalado revelou que já está desenhado um "roadmap" para futuras abordagens que serão sempre lideradas pelo Ministério da Economia, pela AICEP e "nós seremos o motor do financiamento".
"Ajuda ter parcerias fechada, mas já estamos a olhar para outras". E assume que "se conseguirmos fechar duas ou três [dessas parcerias] seria notável" para o país.
Mais lidas
O Negócios recomenda