BCP apresenta queixa contra informação fraudulenta

O BCP está a ser alvo de boatos relacionados com a falência do banco, uma informação que está a circular via SMS e e-mail. A instituição vai apresentar queixa na PGR e na CMVM.
Negócios 10 de Julho de 2010 às 11:15

Em causa está um e-mail e um SMS que dizem que a instituição liderada por Santos Ferreira se encontra em graves dificuldades, sendo que o nome do banco surge erradamente como “BCP Millennium”.

O “CM” e o “Diário de Notícias” revelam que os clientes têm procurado informações junto dos balcões e que o BCP diz não se estar a verificar levantamentos extraordinários por parte dos clientes. Ainda esta semana. António Ramalho, gestor do BCP responsável pelo "funding", disse ao Negócios que o banco “não tem problemas de financiamento" e que depois de ter conseguido reembolsar os 2,35 mil milhões de euros que tinha de amortizar em Maio último - com financiamento obtido no BCE -, já não tem que fazer mais amortizações até ao final do ano. Em 2011, as necessidades de reembolso são de três mil milhões de euros, ou seja, quase tanto como em Maio deste ano. Por isso, o BCP não tem problemas de financiamento, garante Ramalho. "O mercado internacional já tomou nota disso. O valor dos nossos 'credit default swaps' [instrumentos que funcionam como uma espécie de seguro contra a falência de empresas] é o mais baixo da banca portuguesa."

PUB

Ainda ontem, ao final do dia, o presidente do BCP enviou um e-mail a todos os funcionários para os sossegar em relação a esta situação.

Pub
Pub
Pub