BlackRock avança para compra de unidade chinesa que controla portos no Panamá
Um consórcio no qual se inclui a norte-americana BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, vai comprar 80% de uma unidade de controlo de portos, detida pela chinesa CK Hutchison Holdings, por 14,21 mil milhões de dólares.
PUB
A unidade em questão detém 90% da Panama Ports Company, que explora há mais de duas décadas os portos de Balboa e Cristobal, nas entradas do Pacífico e do Atlântico do canal do Panamá.
PUB
A informação foi avançada pela empresa de Hong Kong em comunicado e chega numa altura em que o Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, procura aumentar a pressão para acabar com aquilo que considera ser a influência e o controlo da China sobre o Canal do Panamá.
PUB
De fora do negócio fica qualquer participação do consórcio liderado pela BlackRock na Hutchison Port Holdings Trust, que explora portos em Hong Kong e Shenzhen, bem como no Sul da China, ou quaisquer outros portos na China continental, informou a empresa.
PUB
As partes interessadas - BlackRock, Global Infrastructure Partners, Terminal Investment e a CK Hutchison - concordaram que as negociações serão efetuadas em regime de exclusividade por um período de 145 dias.
Saber mais sobre...
Saber mais BlackRock China Panamá Hong Kong Estados Unidos Hutchison Port Holdings Trust CK Hutchison Holdings Donald TrumpMais lidas
O Negócios recomenda