Bruxelas atribui prémio de internacionalização aos Douro Boys

O projecto que une cinco produtores da região duriense ganhou o Prémio Europeu de Promoção Empresarial da Comissão Europeia, batendo cinco outros projectos. No total, 400 projectos entraram na corrida em várias categorias
Isabel Aveiro 16 de Novembro de 2012 às 19:32

Em comunicado, Bruxelas justifica o galardão:“com o propósito de trocarem informações e de se apoiarem mutuamente na prossecução da melhoria constante da qualidade dos vinhos que produzem, cinco pequenos produtores de vinho da região do Douro cooperaram para desenvolver uma marca e levar os vinhos do Douro a todo o mundo”. Um esforço, conclui a organização do prémio, que “deu origem a um aumento de 134 % nas exportações de vinho dos produtores” em causa.

PUB

Com a vitória, a iniciativa Douro Boys deixou para trás outros cinco concorrentes na mesma categoria de apoio à internacionalização: a Explort da Bélgica, “The hungarian dental tourism project” da Hungria, “Competitiveness Hub’” da Lituânia, a Câmara de Comércio de Malta, e a Regionfemme, da Câmara de Comércio e Indústria da Eslováquia.

O melhor de cada país

O Prémio Europeu de Promoção Empresarial foi criado em 2006 e visa reconhecer “formas inovadoras e bem sucedidas de promoção do empreendedorismo em toda a UE, bem como no território dos membros associados do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI)”, explicam os serviços de Bruxelas.

PUB

Na edição de 2012, o Prémio desdobrava-se em cinco categorias: “promoção do espírito empreendedor” (em que Portugal apresentou candidatura com o prémio nacional de Indústrias Criativas), “investimento em competências”, “melhoria do ambiente de negócio”, “apoio à internacionalização das empresas”, e “finalmente empreendedorismo responsável e inclusivo”.

Bruxelas adianta que este ano, apesar do “ambiente económico desafiante” houve mais adesão à competição do que em 2011: “mais de 400 projectos competiram” em 2012. E sublinha: “os 57 vencedores nacionais representam as melhores iniciativas” de cada país para “promover empresas, inspirar empreendedores e promover políticas de empreendedorismo nos seus países” de origem.

A Comissão contabiliza em 2.000 projectos candidatos aos prémios “que, em conjunto, contribuíram para apoiar a criação de mais de 10 000 novas empresas” desde a origem do galardão, em 2006.

PUB
Pub
Pub
Pub