Cadbury diz que OPA da Kfrat tem rivais
O “chairman” da Cadbury, Roger Carr, afirmou que as declarações de intenções da Hershey e da Ferrero são ainda demasiado preliminares para serem iniciadas as devidas conversações e alertou os seus accionistas para não deixarem que a Kraft “roube a empresa com uma oferta irrisória”, salienta a Associated Press (AP).
A fabricante britânica de chocolate e pastilhas elásticas (como o Dairy Milk e a Trident) aproveitou também para rever em alta as suas metas de desempenho no longo prazo, a nível de lucros e vendas, sublinha a “Business Week”.
PUB
Recorde-se que a perspectiva de a empresa, com 195 anos, poder cair em mãos de estrangeiros causou alguma consternação no Reino Unido, onde é uma marca muito apreciada, refere a AP. Mas Carr deixou em aberto a possibilidade de se dar alguma ligação, dizendo que a Cadbury está receptiva a conversações com qualquer potencial comprador – Kfrat incluída – que faça uma oferta atractiva que avalie devidamente a empresa.
“Até ao momento, apenas tivemos uma oferta, que está longe de ser atractiva (...), é irrisória (...) e recebemos uma declaração de intenções por parte de duas pessoas que ainda vão apresentar as suas ofertas”, declarou Carr, citado pela AP.
A oferta lançada pela Kraft Foods avalia a Cadbury em 727 pence por acção. As acções da empresa britânica seguiam em alta, nos 794 pence por acção, o que corresponde a mais 9,2% do que o valor da oferta.
PUB
A Kfrat tem até 19 de Janeiro para elevar a sua oferta e até 2 de Fevereiro para ser aceite por uma maioria de investidores da Cadbury. A maioria dos analistas considera que a Kfrat terá de pagar entre 820 e 850 pence para conseguir comprar a Cadbury.
A norte-americana Hershey e a italiana Ferrero referiram que estão a rever as opções para a Cadbury, apesar de nenhuma das empresas ter ainda lançado uma oferta, diz a “Business Week”. A Hershey e um fundo de beneficência que a controla estão perto de decidir se vão lançar uma oferta isolada, revelou na semana passada o “The Wall Street Journal”. Segundo duas fontes próximas do assunto, a Hershey terá mantido contactos com a Nestlé a propósito da Cadbury.
A importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda