Concorrência polaca acusa Jerónimo Martins de limitar crescimento salarial de motoristas
O Serviço de Proteção da Concorrência e do Consumidor da Polónia (UOKiK), o equivalente à autoridade da concorrência naquele país, acusa a Biedronka, cadeia de retalho do grupo Jerónimo Martins, de estabelecer acordos com empresas de logística com impactos negativos na evolução laboral e no crescimento salarial dos motoristas, segundo avança a agência Bloomberg.
De acordo com o regulador polaco, existem 32 suspeitos de fornecerem serviços de transporte à Biedronka que acordaram entre si não competirem por motoristas, o que terá limitado a evolução de carreira destes trabalhadores (tanto a nível salarial, como a nivel de uma possível troca de empresa).
PUB
Segundo a Bloomberg, o UOKiK diz que o proprietário da cadeia Biedronka poderá inclusive ter impedido a entrada nos seus centros de distribuição de motoristas que queriam mudar de emprego.
Esta tomada de posição do regulador polaco surge cerca de um ano depois de o UOKiK ter iniciado uma investigação a este caso.
A Jerónimo Martins, que arrancou a negociação em Lisboa inalterada, segue agora em queda, desvalorizando 0,63% para 22,26 euros.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Regulação Empregado Logística Retalho Jerónimo Martins Biedronka Lisboa PolóniaAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda