Concorrência ordena à Nestlé venda da chocolates Garoto
O Conselho Administrativo de Defesa Económica, órgão de defesa da concorrência no Brasil, ordenou à Nestlé que venda a sua recente compra, a empresa que gere o negócio dos chocolates Garoto, por considerar que se formou um duopólio neste segmento no mercado brasileiro.
A 4 de Fevereiro, este órgão entendeu que a compra da Garoto pela Nestlé prejudicava concorrentes e consumidores, mas a empresa suíça recorreu da decisão.
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Ontem, o Cade reiterou a decisão, com três votos favoráveis e dois contra, sendo que a Nestlé admitiu que vai mais uma vez recorrer da decisão.
Com a compra da Garoto, a Nestlé ficou com 58% do mercado de chocolates no Brasil, sendo que a única concorrente à altura seria a Kraft dona da marca de chocolates Lacta com 34% do mercado.
Em alternativa à venda total da empresa brasileira, a Nestlé propôs vender 10% do mercado de chocolates e 20% do segmento de coberturas, oferta rejeitada pelo Cade.
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O órgão de defesa da concorrência entendeu que esta oferta não era suficiente para fortalecer um novo concorrente.
Assim, a Nestlé terá que vender a Garoto para qualquer empresa que tenha menos de 20% do mercado de chocolates. Essa alienação tem que ocorrer 15 após ter sido publicada a ordem em Diário Oficial.
A britânica Cadbury Adams já manifestou a intenção de comprar a Garoto, alegando que não possui capacidade de produção no Brasil. Esta companhia factura a nível mundial oito mil milhões de dólares (6,5 mil milhões de euros) por ano.
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*Correspondente em São Paulo
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