CPR atribui notação A-2, com tendência estável, ao GRUPO VISABEIRA SGPS

CPR atribui notação A-2, com tendência estável, ao GRUPO VISABEIRA SGPS
Negócios 17 de Junho de 2008 às 11:36

Emitentes1) Grupo Visabeira SGPS, S.A. (GRUPO VISABEIRA SGPS)

2) GRUPO VISABEIRA SGPS e algumas das suas participadas, existindo entre os emitentes compromisso de solidariedade.

Operações1) Compromissos financeiros de curto prazo.

2) Papel Comercial até 40,0 M€.

Notações1) A-2, com tendência estável.

2) A-2, com tendência estável.

Data das Notações16 de Junho de 2008

A Companhia Portuguesa de Rating, S.A. (CPR) retoma nesta data a atribuição da notação dos compromissos financeiros de curto prazo do Grupo Visabeira SGPS, S.A. (GRUPO VISABEIRA SGPS) e das emissões de papel comercial a realizar por este e por algumas das suas participadas ao abrigo de um programa contratado em 27 de Dezembro de 2005, em que o montante máximo das emissões vivas ascende a 40,0 milhões de euros.

PUB

Face à situação descrita no Relatório de Follow-up de 21 de Fevereiro de 2008, registou-se um desenvolvimento importante para a avaliação do risco de crédito dos compromissos sujeitos a notação: os principais accionistas do GRUPO VISABEIRA SGPS (o Senhor Engenheiro Fernando Campos Nunes, que detém 74,0% do capital social, a Caixa Capital – Sociedade de Capital de Risco, S.A., por si e em representação do FUNDO DE CAPITAL DE RISCO PARA INVESTIDORES QUALIFICADOS GRUPO CGD – CAIXA CAPITAL, que detêm em conjunto 19,5% do capital social, e a AICEP CAPITAL GLOBAL – Sociedade de Capital de Risco, S.A., em representação do Fundo de Capital de Risco para Investidores Qualificados AICEP Capital Global II e do Fundo de Capital de Risco para Investidores Qualificados AICEP Capital Global Grandes Projectos de Investimento, que detêm em conjunto 5,9% do capital social) assumiram, solidariamente, o compromisso firme, em 28 de Maio de 2008, de desenvolver todos os esforços para que o Grupo cumpra, atempadamente, os seus compromissos financeiros de curto prazo, incluindo as emissões de papel comercial a realizar ao abrigo do referido programa contratado em 27 de Dezembro de 2005. Este compromisso configura a forma de uma carta de conforto com uma obrigação de meios, embora não de resultados, pelo que, na opinião da CPR, a capacidade do GRUPO VISABEIRA SGPS honrar, atempadamente e na íntegra, os seus compromissos financeiros de curto prazo sujeitos a follow-up é forte (A-2), com tendência estável.

Na medida em que o referido compromisso firme assumido pelos accionistas é válido pelo prazo de um ano, de acordo com os termos em que foi prestado, a notação e a tendência atribuídas pela CPR são válidas apenas para os compromissos financeiros de curto prazo do GRUPO VISABEIRA SGPS e para as emissões de papel comercial realizadas ao abrigo do referido programa contratado em 27 de Dezembro de 2005, em ambos os casos com vencimento até 27 de Maio de 2009. Durante este período de validade da notação e da tendência atribuídas pela CPR será necessário proceder a follow-ups, sendo o próximo devido até seis meses após a data desta comunicação, independentemente de, no âmbito do processo de follow-up em curso, a CPR estimar vir a emitir um relatório de follow-up relativo aos compromissos sujeitos a notação no prazo de dois meses.

Nota: Os ratings da CPR não constituem recomendações para comprar ou vender. Esta nota não dispensa a leitura do relatório.

PUB
Pub
Pub
Pub