Empresa de ex-ministra Maria Luís quer comprar malparado do Montepio
A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) está a preparar uma operação de securitização de crédito malparado até mil milhões de euros no quadro do reforço da sua situação de liquidez e de repartição de risco, confirmou o porta-voz da instituição ao Público.
PUB
Na corrida a esta operação, que consiste no agrupamento de crédito malparado e conversão em títulos para venda, deverá estar a Whitestar, da Arrow, a gestora britânica em cuja administração está sentada, como não executiva (e funções na comissão de auditoria e risco), a ex-ministrada das Finanças Maria Luís Albuquerque, cargo que acumula com a de deputada da bancada social-democrata.
PUB
"A Whitestar poderá ser um dos Servicers" e "os compradores" dos activos "serão investidores" internacionais, admitiu a mesma fonte do Montepio ao Público, ressalvando que "o processo de estruturação da operação está em curso, o que envolve uma due dilligence".
PUB
No início deste ano, o sistema bancário português registava que metade dos cerca de 30 mil milhões de euros de crédito malparado já fora assumida como imparidades, imputando ao montepio cerca de 15% dos 15 mil milhões ainda por provisionar.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Montepio Arrow Whitestar crédito malparado securitização Maria Luís AlbuquerqueMais lidas
O Negócios recomenda