Ficosterra, Ufraction8 e Biosolvit são as vencedoras do Blue Bio Value
A Fundação Oceano Azul e a Fundação Calouste Gulbenkian vão distribuir 45 mil euros aos três vencedores da segunda edição do programa de aceleração Blue Bio Value. O programa, que promove o desenvolvimento de competências de gestão de negócios, é desenvolvido em parceria com a Fábrica de Startups, a Bluebio Alliance e a Faber Ventures.
Com uma duração de cinco semanas, a iniciativa atribui às empresas vencedoras um total de 45 mil euros, para que possam desenvolver os seus projetos. Este ano vão ser distribuídos pela Ficosterra, pela Ufraction8 e pela Biosolvit.
PUB
A Ficosterra é uma startup espanhola da área da biotecnologia aplicada à agricultura. A britânica Ufraction8 centra-se na sustentabilidade para reduzir a pegada ecológica e a brasileira Biosolvit desenvolve produtos sustentáveis destinados à absorção de qualquer derivado de petróleo em terra ou no mar.
"Esta economia necessita de um estímulo forte, e o crescimento do setor da biotecnologia é a avenida mais auspiciosa para gerar esse estímulo", disse José Soares dos Santos, Fundador e Presidente da Fundação Oceano Azul, na cerimónia de encerramento do programa.
Guilherme d’Oliveira Martins, Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian, referiu que "estas empresas são a prova viva de que a bioeconomia azul vem impulsionar o crescimento sustentável em vários países", acrescentando que "o oceano tem um papel fundamental no combate aos grandes desafios da atualidade, tais como as alterações climáticas, e estamos muito comprometidos em reforçar o crescimento destas startups de impacto".
PUB
O programa de aceleração Blue Bio Value recebeu mais de 110 candidaturas, das quais foram selecionadas 15 startups provenientes de nove países (Portugal, Espanha, Dinamarca, Suíça, Itália, Canadá, Brasil, Reino Unido e India).
Saber mais sobre...
Saber mais Fundação Oceano Azul Fundação Calouste Gulbenkian Ficosterra Bio Value Ufraction8 Biosolvit Blue Fábrica de Startups prémiosMais lidas
O Negócios recomenda