Fortunas dos mais ricos de Portugal em máximos de 2008
Os ricos em Portugal estão cada vez mais ricos. É preciso recuar nove anos para encontrar um nível de riqueza tão elevado entre os mais abastados.
PUB
As fortunas dos 25 portugueses mais ricos voltaram a crescer este ano pelo quarto ano consecutivo. São 18,8 mil milhões de euros no total, mais 25% face a 2016, segundo a lista anual elaborada pela revista Exame e divulgada esta quarta-feira, 26 de Julho.
A riqueza dos 25 mais ricos voltou a crescer pelo quarto ano consecutivo, no que é o maior crescimento anual dos últimos anos. Estas fortunas equivalem agora a 10% do PIB nacional, face aos 8,3% de 2016.
PUB
Com a morte do empresário Américo Amorim, a maior fortuna de Portugal está agora nas mãos dos seus herdeiros, com a família Amorim a deter um património avaliado em 3,8 mil milhões de euros, o valor mais elevado desde 2014.
A família Amorim é a maior accionista da petrolífera Galp e da Corticeira Amorim. Paula Amorim (na foto) sucedeu ao seu pai como chairman da Galp.
Na segunda posição surge o líder da Jerónimo Martins, Alexandre Soares dos Santos, cuja fortuna cresceu em 500 milhões de euros para os 2,5 mil milhões à conta da valorização das acções da cotada dona do Pingo Doce.
PUB
A última posição do pódio é ocupada pela família Guimarães de Mello, com a sua fortuna a crescer de 1,2 mil milhões para 1,47 mil milhões, com a ajuda dos investimentos no grupo José de Mello, Brisa, CUF e Efacec.
Belmiro de Azevedo, fundador da Sonae, mantém a quarta posição no ranking, com a sua riqueza a subir de 1,15 mil milhões para 1,31 mil milhões.
O top 10 conta com uma nova entrada: Maud e Pedro Queiroz Pereira sobem para a décima posição com 569 milhões de euros.
PUB
A mulher mais rica de Portugal é Maria Isabel dos Santos, dona de 10% da Sociedade Francisco Manuel dos Santos, que detém a Jerónimo Martins. Maria Isabel dos Santos manteve assim a oitava posição, com uma fortuna avaliada em 664 milhões.
Saber mais sobre...
Saber mais 25 mais ricos riqueza fortuna Portugal Américo Amorim Jerónimo Martins Belmiro de AzevedoEstaremos obcecados?
Quem se mete com o INEM, leva!
Mais lidas
O Negócios recomenda