Governo ultrapassa meta de encaixe com privatizações

O Estado encaixou com três privatizações um total de 6,37 mil milhões de euros, ultrapassando o objectivo de 5,5 mil milhões.
Alexandra Machado 27 de Dezembro de 2012 às 18:00

O Estado vai encaixar, com as três privatizações feitas este ano, um total de 6,37 mil milhões de euros (estando, no entanto, aqui incluídos 700 milhões referentes a dívida da ANA), ultrapassando a meta a que se tinha comprometido.

 

PUB

Isso mesmo deixou claro Maria Luís Albuquerque, secretária de Estado das Finanças, na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros que aprovou a venda da ANA aos franceses da Vinci.

 

Com a venda da EDP e da REN, concluídas no início do ano, o Estado encaixou um total de 3,3 mil milhões de euros. A EDP foi vendida à chinesa Three Gorges, que comprou 21,35% do capital por 2,7 mil milhões de euros. Já a REN foi vendida à State Grid e à Oman Oil por um total de 592 milhões de euros (40% do capital).

PUB

 

Já esta quinta-feira, 27 de Dezembro, foi aprovada em Conselho de Ministros a venda da ANA - Aeroportos de Portugal aos franceses da Vinci por um valor total de 3.080 milhões de euros.

 

PUB

O que eleva o encaixe com estas três privatizações a 6,37 mil milhões de euros. O Governo tinha-se comprometido realizar um encaixe com as privatizações de 5,5 mil milhões de euros. E não conseguiu vender a TAP, nem vendeu, até ao momento, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo. 

 

Maria Luís Albuquerque acrescentou, ainda, que o cumprimento da meta de encaixe com as privatizações previsto no programa de ajustamento mostra que "somos capazes de cumprir, nomeadamente o calendário e acima das expectativa". Também permite, acrescentou, "melhorar a imagem do país e reforçar a confiança dos investidores e acelerar o regresso aos mercados, que se mantém para 2013". 

PUB

 

Depois de revelado o valor de 3,08 mil milhões, Maria Luís Albuquerque acrescentou que desse montante 700 milhões é referente à dívida que já existe da ANA. O que significa que não será encaixe para o Estado. Sem esse valor, o encaixe total seria de 5,67 mil milhões de euros.

 

PUB

(Notícia actualizada com mais declarações da secretária de Estado)

Saber mais sobre...
Saber mais privatizações EDP REN ANA
Pub
Pub
Pub