IIF: Regras de capital estão a travar concessão de crédito às economias

É necessário alterar as regras de capital que regulam o sector financeiro mundial, já que estas estão a travar o crescimento do crédito passado à economia real. A posição é do Instituto Internacional de Finanças (IIF), que diz que sem essa alteração os estímulos do BCE não terão efeitos significativos para o crescimento.
Edgar Caetano 09 de Abril de 2012 às 16:35

Em carta assinada pelo director do IFF, Charles Dallara, a associação diz que, na Zona Euro, “para se colher um benefício da política monetária do BCE, é essencial estabilizar os requisitos de capital regulatório, evitar quaisquer novas sobretaxas sobre o capital dos bancos e solucionar as deficiências identificadas nas regras de Basileia III”.

O IFF é uma associação que representa mais de 450 bancos mundiais e que encabeçou recentemente o processo de troca de dívida pública na Grécia.

PUB

A associação diz que “a maior exigência dos requisitos de capital regulatório para os bancos europeus, obrigando ao reconhecimento dos valores de mercado dos títulos de dívida pública (...) acentuou o processo de desalavancagem e penalizou a expansão do crédito e o crescimento económico”.

“Os mecanismos de transmissão da política monetária foram gravemente afectados [na Zona Euro], muito mais do que no caso dos EUA ou de outros países desenvolvidos.

A carta de Dallara surge dias antes da reunião dos líderes do G-20, agendada para o próximo dia 20 de Abril.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Dallara banca Basileia III BCE carta
Pub
Pub
Pub