Insolvências de empresas aumentam pela primeira vez em sete anos

Neste passado mês de janeiro, nasceram 5.174 empresas, mas as insolvências aumentaram quase 19%, invertendo a tendência do ano anterior.
Ana Batalha Oliveira 12 de Fevereiro de 2020 às 13:14

Há um ano, assistia-se ao mês de janeiro com mais empresas criadas da última década. Mas, no mesmo mês de 2020, muito mudou: não só a criação de empresas caiu mais de 20%, como as insolvências, que estavam a diminuir há sete anos, deram um salto de quase 19%, segundo os dados do barómetro Informa D&B. 

Neste passado mês de janeiro, nasceram 5.174 empresas, menos 21% do que no mesmo período de 2019. Uma quebra que é transversal a todos os setores de atividade, com exceção dos transportes, onde nasceram mais 17,3% de empresas do que em janeiro de 2019.

PUB

Por outro lado, as insolvências em janeiro aumentaram 18,6% face ao período homólogo. Desde 2013 que este indicador registava uma tendência contínua de diminuição. No ano passado, a queda nos novos processos de insolvência já não foi tão forte como nos anos anteriores, prenunciando alterações nesta tendência, que se acentuou no último trimestre de 2019.

 

Serviços empresariais e agricultura e outros recursos naturais são os únicos setores que não registam uma subida das insolvências. Apesar de um aumento muito reduzido (+2%) as Indústrias são o setor com mais casos de novas insolvências (52). Olhando às localizações, em Lisboa, Setúbal e Aveiro crescem as insolvências mas no Porto e Faro existe uma redução.

PUB

 

Numa nota mais positiva, o encerramento de empresas teve uma redução muito acentuada em todos os setores. No primeiro mês de 2020 encerraram menos 43,2% de empresas do que no período homólogo.

 

PUB
Pub
Pub
Pub