Isabel dos Santos compra 10% da Zon por 160 milhões (act.)

A Zon vai passar a ter capital angolano, apurou o Negócios. A entrada de Isabel dos Santos no capital da empresa de telecomunicações é assinado hoje e pressupõe a compra de 10% do capital a dois accionistas CGD e Cinveste e ainda acções próprias da Zon.
Pedro Santos Guerreiro e João Cândido da Silva 20 de Dezembro de 2009 às 16:34

O acordo vai ser assinado hoje e confirma vários rumores que foram sendo noticiados neste sentido, inicialmente pelo jornal “Expresso”. Segundo apurou o Negócios, Isabel dos Santos vai comprar 10% do capital da Zon, numa operação que será assinada hoje.

A filha do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, vai comprar parte de uma posição da Caixa Geral de Depósitos, parte do capital detido pela “holding” de Luís Silva (Cinveste) na operadora de telecomunicações e o lote transaccionado incluirá, ainda, uma parcela de acções detidas pela própria Zon. Estas foram compradas no âmbito de um programa de compra de acções próprias para remuneração accionista, que entretanto foi suspenso.

PUB

A operação totalizará 160 milhões de euros e o preço por acção terá um prémio de 25% sobre a cotação das acções da Zon.

Este acordo com Isabel dos Santos, filha do presidente de Angola José Eduardo dos Santos, altera a estrutura accionista da Zon e, ao mesmo tempo, abre potencialidades à empresa portuguesa no mercado angolano. Um país onde a empresa liderada por Rodrigo Costa entrou recentemente.

Isabel dos Santos já está presente em Portugal, com posições accionistas no capital do BPI e do BCP. É ainda parceira da Portugal Telecom na angolana Unitel.

PUB

A Zon é detida em 17,5% pela CGD, 8,94% pelo BPI, 5,79% pela Cinveste, 5,46% pela Telefónica, 5% pela Espírito Santo Irmãos, 4,91% pela Cofina, 4,84% pela Controlinveste e 4,34% pela Fundação Joe Berardo.

Com a compra destes 10% Isabel dos Santos passa a segunda maior accionista da Zon.

Pub
Pub
Pub