Jerónimo Martins entra no capital de produtora norueguesa de bacalhau
A dona do Pingo Doce vai entrar no capital da Norcod, empresa norueguesa de produção de bacalhau em aquacultura, passando a ser o segundo maior acionista, revelou esta quinta-feira a companhia nórdica em comunicado.
A administração da Norcod vai convocar uma assembleia-geral de acionistas extraordinária, que deverá ocorrer por volta de dia 26 de novembro, para proceder a um aumento de capital no valor de 157 milhões de coroas norueguesas (13,46 milhões de euros ao câmbio atual) a ser totalmente subscrito pela Jerónimo Martins Agro-Alimentar.
PUB
Após o aumento de capital, a subsidiária do grupo liderado por Pedro Soares dos Santos passará a deter 18,06% do capital da Norcod, sendo o segundo maior acionista, apenas atrás da Artha Kapitalforvaltning, que controlará 35,8%. O terceiro maior acionista passa a ser a High Liner Foods, com 15,15%.
A Jerónimo Martins pagará um preço unitário de 12,375 coroas (1,06 euros) pelas 12.707.454 novas ações da empresa norueguesa.
A administração da companhia com sede em Trondheim considera este investimento um "marco para a Norcod, acelerando de forma significativa a trajetória de crescimento da empresa, reforçando a estrutura acionista e criando as bases para o que poderá evoluir para uma parceria estratégica de longo prazo com um dos grupos retalhistas europeus mais respeitados e com mais sucesso".
PUB
A Norcod, que conta com seis locais de produção na Noruega, sublinha que a injeção de capital irá apoiar os planos de expasão e aproximar a empresa da produção em larga escala de bacalhau em aquacultura. Adicionalmente, expande a rede de distribuição da Norcos tendo em conta a presença da Jerónimo Martins em Portugal, Polónia e Colômbia.
Após a entrada no capital, o CEO da Jerónimo Martins Agro-Alimentar, António Serrano, passará a integrar o "board" da Norcod.
"Estamos encantados em acolher a Jerónimo Martins Agro-Alimentar como acionista estratégicos na Norcod. A sua reputação, escala e conhecimento - juntamente com um forte compromisso com a sustentabilidade - fazem dela um parceiro muito importante. Este investimento não só reforça o nosso balanço mas também alarga de forma significativa o âmbito das nossas oportunidades estratégicas", refere Christian Riber, CEO da Norcod, citado no comunicado.
PUB
Já António Serrano assinala que "este investimento vem em linha com a ossa visão de longo prazo para a produção inovadora de proteína animal num contexto de forte pressão sobre o peixe selvagem. Encontrámos na Norcod o compromisso com a investigação e desenvolvimento, por um lado, e por outro, uma melhoria contínua das suas práticas, que são algo que sempre visamos no desenvolvimento do nosso portefólio".
A dona do Pingo Doce tem apostado forte na produção em aquacultura na Noruega, tendo nos últimos quatro anos investido 100 milhões de euros na Andfjord Salmon, onde detém uma participação de 35,1%.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Acionista Empresas Aquacultura Investimentos Noruega António Serrano Pingo Doce Portugal Colômbia Polónia Pedro Soares dos Santos High Liner FoodsMais lidas
O Negócios recomenda