Legislação laboral já é “sexy” para o calçado
"Pela primeira vez desde que se realiza este inquérito, nenhuma empresa mencionou a legislação laboral entre as principais dificuldades que enfrenta", destaca a associação dos industriais do sector português de calçado (APICCAPS) no seu último boletim de conjuntura, que publica há mais de duas décadas.
PUB
A falta de equipamento adequado e a situação cambial também não mereceram qualquer referência, "como já é habitual", e, "finalmente, nenhuma empresa declarou enfrentar dificuldades financeiras", enquanto mais de um quinto (22%) das empresas inquiridas garante que não se debate com nenhuma dificuldade.
Ainda relativamente à actividade desta indústria no segundo trimestre do ano, a insuficiência de encomendas de clientes estrangeiros foi apontada como principal limite à produção do sector, apesar de ter caído de 62% para 46% das respostas em relação ao inquérito anterior, seguindo-se o preço das matérias-primas (33%) e o seu abastecimento (30%).
PUB
"Mas também se verifica uma preocupação acrescida no domínio dos recursos humanos, em especial com a escassez de mão-de-obra qualificada que afecta 28% dos inquiridos", lê-se no mesmo documento.
Mais lidas
O Negócios recomenda