Lucros da JM crescem 38,1% e superam estimativas (act)

Os lucros da Jerónimo Martins cresceram 38,1% para os 121,4 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, atingindo um valor que superou as previsões dos analistas.
Ana Filipa Rego 30 de Outubro de 2008 às 08:16

Segundo a mesma fonte, as vendas avançaram 32% para os cinco mil milhões de euros no período em análise enquanto o EBITDA, ou “cash flow” operacional” aumentou 37% para os 331,9 milhões de euros.

Os analistas consultados pela Reuters previam, em média, vendas de 4,982 mil milhões de euros e um EBITDA de 330,3 milhões de euros.

PUB

A empresa sublinha que os primeiros nove meses do ano “foram marcados pelo sucesso da aquisição da Plus, em Portugal e na Polónia, pelo início da conversão das lojas compactas do Feira Nova e pelo lançamento da nova imagem de marca do Pingo Doce, já implementada em toda a cadeia”.

Segundo a mesma fonte, a evolução da margem EBITDA consolidada “reflecte o desempenho muito positivo da Biedronka, mas também a solidez das margens das restantes áreas de negócio”.

A Biedronka registou, nos nove meses, um “notável” crescimento, em zloty, de 37,2% das vendas totais em resultado de 86 novas lojas (+13,8% de área de venda) em relação ao mesmo período do ano anterior e de um aumento de 23,7% das vendas LFL.

PUB

Em Portugal, o Pingo Doce “manteve o forte desempenho dos últimos trimestres, registando, no 3T08, um crescimento de 10,7% do LFL. Para o crescimento de 32,9% das vendas totais, que atingiram 1.083,4 milhões de euros nos primeiros 9 meses do ano, contribuíram as lojas Plus com uma média de 140 dias de vendas, correspondendo a 78 milhões de euros, bem como 3 lojas compactas convertidas de Feira Nova para Pingo Doce”, explica a retalhista.

Gestão “mantém uma visão positiva” para os resultados anuais

A mesma fonte sublinha que a Gestão “mantém uma visão positiva em relação à evolução das vendas e resultados para o ano, com uma tendência estável ou ligeiramente positiva da margem EBITDA consolidada”

PUB

Em Portugal, na área de retalho “prevê-se manter um sólido desempenho, apesar de se ter de considerar a margem inferior das lojas Plus. Neste contexto, espera-se continuar a registar uma sólida evolução das vendas LFL, abrir um total de cerca de 15 supermercados no ano e prosseguir com o processo de conversão das lojas Plus, contando até ao fim do ano com 15 lojas totalmente convertidas”.

No que respeita ao crescimento orgânico, a Biedronka continuará focada no crescimento de vendas (com mais de 100 novas lojas no ano e um crescimento esperado LFL das vendas de cerca de 20%) e liderança de preço, conclui a mesma fonte.

Pub
Pub
Pub