Maria Luís Albuquerque volta à comissão de inquérito dos “swaps” em Outubro
Maria Luís Albuquerque vai ser chamada, novamente, à comissão de inquérito à celebração de contratos de cobertura de risco especulativos por parte de empresas públicas. A audição irá ocorrer em Outubro.
PUB
Falando aos jornalistas, o deputado do PCP Paulo Sá adiantou que, na reunião da mesa e dos coordenadores da comissão de inquérito, ficou decidido convocar novamente a ministra. Contudo, tal só será possível em Outubro, dado que os trabalhos serão interrompidos devido às eleições autárquicas. Aí retomar-se-ão as audições e “uma dessas será com Maria Luís Albuquerque”.
PUB
Será a terceira audição da actual ministra das Finanças na comissão de inquérito aos “swaps”. A 25 de Junho, foi Maria Luís Albuquerque quem, enquanto secretária de Estado do Tesouro e responsável pelo dossiê dos “swaps”, inaugurou as audições na comissão. Depois, regressou a 30 de Julho, já na posse da pasta do Ministério das Finanças, fechando as audições antes das férias parlamentares de Agosto.
PUB
A convocatória desta terça-feira deveu-se às palavras de Almerindo Marques, ex-presidente do conselho de administração da Estradas de Portugal, que colocaram em causa as declarações que Maria Luís Albuquerque tinha feito nas duas audições.
PUB
O antigo gestor afirmou que foi a ministra, em 2010, enquanto técnica do IGCP, quem deu o parecer favorável à contratação de um empréstimo pela EP a que estava associado um “swap”. Esse derivado financeiro foi classificado, no relatório feito pela boutique financeira StormHarbour, como tendo um grau de complexidade 4, numa escala cuja classificação máxima é 5.
O imperativo categórico
Esperteza saloia
Mais lidas
O Negócios recomenda