Mosqueteiros "desembainham" vendas de 3 mil milhões de euros em Portugal em 2024
O Grupo Mosqueteiros fechou o ano passado com um volume de negócios de 3,07 mil milhões de euros, valor que traduz um aumento de 2,9% face a 2023, proporcionado por um crescimento em toda a linha. O dono do Intermarché, Bricomarché e Roady abriu 10 lojas em 2024, criando mais de 300 postos de trabalho.
O Intermarché representa a fatia de leão: em 2024 faturou 1,87 mil milhões de euros (+3,6%), ou seja, 60% do total. O Bricomarché ultrapassou os 201 milhões de euros (+9,6%) e o Roady atingiu 51 milhões (+7,5%).
PUB
O Grupo Mosqueteiros, que chegou a Portugal em 1991, contava com 367 pontos de venda em em Portugal, empregando mais de 14 mil trabalhadores.
"O ano de 2024 foi marcado por desafios económicos e pela necessidade de adaptação constante às expectativas dos consumidores. A nossa estratégia de proximidade, qualidade e preços competitivos tem nos permitido continuar a crescer (...). Continuamos a traçar este caminho em 2025, investindo na modernização das lojas, na digitalização e na aposta em produtos de qualidade a preços acessíveis", diz o presidente do conselho de administração do Grupo Mosqueteiros em Portugal, Pedro Subtil, citado num comunicado, enviado esta sexta-feira, às redações.
A estratégia do grupo francês passa por abrir aproximadamente 15 lojas por ano até 2029, num investimento global de 240 milhões de euros, como revelou Pedro Subtil, em entrevista ao Negócios no ano passado.
PUB
Um plano de médio prazo que "tem como objetivo reforçar a presença em regiões estratégicas, com especial enfoque nas zonas do interior, onde o seu modelo de proximidade continua a ser valorizado pelas comunidades".
Entre as iniciativas em destaque, o Grupo Mosqueteiros salienta "o reforço do 'e-commerce', a aposta contínua nas marcas próprias — com particular destaque para a gama PorSi —, a introdução de novos conceitos como o 'Feito Aqui', - implementado no Intermarché - e o investimento em sustentabilidade, com a instalação de painéis fotovoltaicos e carregadores elétricos em dezenas de lojas".
PUB
O Grupo Mosqueteiros opera em quatro mercados (Portugal, França, Polónia e Bélgica), seguindo um modelo de negócio à luz do qual a gestão em cada um é partilhada pelos proprietários de cada uma das lojas, isto é, por empresários independentes, designados de "aderentes", os quais são hoje "mais de três mil".
Mais lidas
O Negócios recomenda