MSC Rail oferece 53 milhões pela CP Carga
O valor global da proposta apresentada pela MSC Rail, a quem o conselho de ministros decidiu esta quinta-feira, 23 de Julho, adjudicar a CP Carga, e de 53 milhões de euros, entre o preço das acções, aquisição dos créditos e compromissos de capitalização, disse o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro.
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Já a proposta da Atena Equity Partners era em termos globais de 45,5 milhões e a da Cofihold de 30 milhões.
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De acordo com o responsável, a MSC Rail ofereceu 2 milhões de euros pelas acções - a Atena também dois milhões e a Cofihold três milhões, enquanto em termos de compromisso de capitalização a MSC Rail ofereceu 51 milhões, enquanto a Atena 43,5 milhões e a Cofihold 27 milhões.
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Sérgio Monteiro realçou ainda que a proposta da MSC Rail se destacou também pelo facto de assumir a totalidade das dívidas da CP Carga com a CP e com a Infraestruturas de Portugal, assim como da dívida comercial de maior dimensão do que as restantes propostas. A MSC Rail apresentou ainda a melhor proposta, de acordo com o responsável, relativamente ao número de locomotivas que necessita de transferir para a CP Carga desenvolver a sua actividade.
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O secretário de Estado adiantou anda que "do ponto de vista do plano estratégico, as propostas da Cofihold e da MSC eram de mérito equivalente, mas há um aspecto diferenciador na proposta da MSC, que assume o compromisso de não fazer uma revisão unilateral dos preços a praticar aos clientes da CP Carga e que o ajustamento feito nos preços é a inflação se for decidido unilateralmente".
Este compromisso, sublinhou, "salvaguarda a prepocupação dos clientes da CP Carga e salvaguarda a preocupação do Estado que quer com a implentação do Plano Estratégico de Transportes e Infra-estruturas estimular o transporte ferroviário de mercadorias e passageiros".
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Sérgio Monteiro disse ainda que depois de notificado o vencedor do processo de privatização, o Governo espera ainda em Agosto a assinatura do contrato entre a CP e a MSC Rail.
A concretização do negócio necessita ainda de aprovações, nomeadamente da Autoridade da Concorrência, já que a MSC é hoje cliente da CP Carga.
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