Novabase regressa aos lucros no primeiro trimestre
A Novabase esclarece que os prejuízos do ano passado devem-se a um custo de 8,8 milhões de euros relativos ao encerramento do negócio Mobility Solutions. Ainda assim, os resultados deste ano teriam aumentado 45,8% se comparados com os 2,9 milhões de euros de lucros registados no primeiro trimestre de 2008 sem o efeito da unidade de mobilidade.
As receitas da Novabase atingiram, no primeiro trimestre, os 58,9 milhões de euros, representando uma quebra de 9,5% face período homólogo.
PUB
No entanto, a empresa explica que este volume de negócios representa um aumento de 28,5% sem o negócio de TV na Alemanha, para os 45,8 milhões de euros.
O EBITDA, da Novabase, no período em analise, atingiu os 6,7 milhões de euros, representando uma quebra de 7,3%. Já se comprarmos sem o negócio da televisão, o EBITDA representa um aumento de 4,6%.
A tecnológica explica que “estes resultados reflectem a gestão de valor orientada ao negócio core da Novabase (nas suas áreas de Consulting, IMS e Digital TV) após a focalização implementada durante o exercício de 2008 (fecho do negócio de distribuição de Mobile e dos activos não estratégicos da Digital TV de Alemanha)”.
PUB
O negócio da Novabase Consulting atingiu uma margem EBITDA de 17,7%, o que compara com 18,3% do primeiro trimestre do ano passado.
A margem EBITDA do negócio da Novabase IMS fixou-se em 7,6% que compara com 9,5% do mesmo trimestre de 2008.
O negócio da Novabase Digital TV mostrou uma margem EBITDA de 9%, melhor que os 8,1% registados no ano passado.
PUB
A componente internacional também foi importante, tendo registado um crescimento de 71,9%, representando 10,9% do total das receitas.
O volume de negócios e o EBITDA apresentados não consideram o negócio de Mobility Solutions (descontinuado no decurso do primeiro trimestre de 2008) e consideram o negócio da TV na Alemanha apenas em 2007 e 2008.
Mais lidas
O Negócios recomenda