Patrão do calçado paga bem e é candidato do Bloco de Esquerda à Câmara da Feira
Chama-se Bemicar e não é o nome de um "stand" nem de uma fábrica de componentes para automóveis. É o acrónimo dos irmãos Anabela, Miguel e Carla, donos desta empresa de calçado e filhos do pai António e da mãe Maria do Carmo.
PUB
A Bemicar era uma empresa quase de vão de escada quando, no ano 2000, a conselho de um amigo holandês de Luís Miguel Sá (o irmão do meio do nome da empresa), se especializou no fabrico de calçado ortopédico.
PUB
Desde então que esta empresa de Arrifana, Santa Maria da Feira, se converteu num caso de sucesso, exportando quase toda a produção, sendo conhecida por pagar salários que superam largamente o Salário Mínimo Nacional.
PUB
Foi precisamente por pagar muito acima da média do sector, sendo liderado por um dirigente regional do Bloco de Esquerda (BE), que a empresa recebeu a visita, há meia dúzia de anos, do então líder do BE Francisco Louçã.
PUB
Já nessa altura, os 23 trabalhadores da empresa à época ganhavam entre os 700 e os 800 euros mensais, quando o salário mínimo rondava os 475 euros, que era (e ainda é) a "regra" na indústria do calçado.
"Procuramos manter os nossos trabalhadores motivados e com confiança, dar-lhes tranquilidade nesta época de crise. Mostramos-lhes que felizmente não faltam as encomendas e pretendemos aumentar a produção", afirmou Luís Sá, em Junho de 2011.
PUB
Passados quatro anos, em Setembro de 2015, a actual líder do BE, Catarina Martins, visitou também a Bemicar, que em Janeiro desse ano tinha aumentado em 6% os salários dos seus trabalhadores, que eram já quase 40, para compensar o efeito da sobretaxa do IRS no bolso dos funcionários.
"É um exemplo do melhor que a nossa economia produz – um produto especializado de grande qualidade e feito por trabalhadores que são respeitados. Aqui sabem bem que não se pode ter um trabalho de qualidade à custa dos salários dos trabalhadores", elogiou a líder bloquista.
PUB
Estilista e sócio-gerente da Bemicar, Luís Sá é o candidato do BE à Câmara de Santa Maria da Feira nas eleições autárquicas de 1 de Outubro, anunciou este sábado, 22 de Abril, a coordenação concelhia do partido.
PUB
Com 37 anos de idade, Luís Sá, que tem desempenhado funções na coordenação do BE ao nível concelhio e distrital, é apresentado pelo partido como particularmente interessado nos temas da "inovação, exportação, criação de emprego e promoção de empregos estáveis e com direitos".
Luís Sá destacou-se, a nível desportivo, como atleta do Clube de Atletismo de Ovar, com o qual conquistou vários títulos distritais e o título de campeão nacional de 400 metros no ano 2000, que também ficou marcado pela entrada da Bemicar no ramo do caçado ortopédico.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Bemicar calçado sapatos BE Bloco de Esquerda Feira Luís Sá salário mínimoMais lidas
O Negócios recomenda