Portugal tem mais de cinco mil startups e exportações valem 1,5%

Grandes e pequenas, mais ou menos tecnológicas. O ecossistema das startups está a crescer e o volume de negócios já ascende a 2,5 mil milhões de euros.
Startup Portugal quer um país atrativo para fundadores e empresas.
Sérgio Lemos
Inês Pinto Miguel 15:28

É um ecossistema em constante transformação, com mais nascimentos e poucos desaparecimentos. Portugal ultrapassou um marco ao ter mais de cinco mil startups ativas, e o impacto destas empresas continua a pesar na economia.

Os dados da Startup Portugal, em colaboração com o Informa DB, mostram que estas milhares  de startups valem 1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Só este ano, o seu volume de negócios ascendeu, para já, a 2.856 milhões de euros, significando um acréscimo de 9% face a 2024.

PUB

Ainda que sejam uma pequena gota num oceano empresarial, maioritariamente comandado por pequenas e médias empresas (PME), estas significam 1% do total de empresas ativas no território nacional. 

Mesmo empregando 28 mil pessoas, o salário pago pelas startups é acima da média nacional. O salário está na ordem dos 2.200 euros mensais, significando um aumento de 81% face ao total de empresas. 

No que respeita às exportações, estas subiram 5% em termos homólogos para 1.571 milhões de euros em 2025, significando 1,5% do total de exportações do país.

PUB

O relatório evidencia ainda as 103 rondas de financiamento entre janeiro e outubro deste ano, sendo que as startups que o fizeram captaram 470 milhões de euros, numa subida face aos 375 milhões do ano passado.

A posição de Portugal mantém-se estável quando comparado com outros ecossistemas globais. Ainda assim, Lisboa e Porto recuam algumas posições quando comparadas com mil cidades mundiais, enquanto Braga, Leiria, Coimbra e Aveiro subiram neste ranking. As cidades de Lisboa e Porto apresentam um ecossistema avaliado em 25 mil milhões e 7,5 mil milhões de euros, respetivamente. 

Pub
Pub
Pub