PSI-20 lidera quedas na Europa com 20 cotadas no vermelho
Os principais mercados europeus negoceiam todos em terreno negativo, mas nenhum com uma queda tão acentuada como o PSI-20.
A bolsa nacional está a ser fortemente penalizada pelo corte de “rating” anunciado ontem pela Moody’s. A agência de notação financeira baixou a avaliação da dívida portuguesa em quatro níveis para Ba2, nível considerado de alto risco, já que acredita que Portugal vai, à semelhança do que aconteceu com a Grécia, precisar de um segundo pacote de ajuda.
PUB
A decisão da Moody’s, conhecida ontem após o fecho do mercado, fez disparar os juros da dívida portuguesa e está a provocar fortes quedas na bolsa nacional.
Um dos sectores mais penalizado é a banca. No seu relatório, a agência Moody´s sublinhava que os bancos portugueses vão precisar de mais dinheiro do que aquele que está previsto no pacote de ajuda.
O Banco Comercial Português (BCP) é a cotada que mais cai e penaliza a bolsa nacional. Os títulos do banco perdem agora 5,08% para os 0,374 euros mas já estiveram a desvalorizar 6,85% para um novo mínimo histórico nos 0,367 euros. Já foram negociados mais de 36 milhões de títulos do banco.
PUB
Em forte queda estão também os títulos do BPI, que perdem 3,47% para os 0,974 euros e do Banco Espírito Santo (BES), que recuam 3,42% para os 2,515 euros.
Além da banca, são os títulos da EDP, Portugal Telecom e Jerónimo Martins que mais penalizam o mercado português. A eléctrica recua 2,45% para os 2,465 euros, a operadora perde 1,76% para os 6,70 euros e a retalhista cai 1,47% para os 13,44 euros.
Recorde-se que o Governo aprovou ontem em conselho de ministros o fim das "golden shares" na EDP, Portugal Telecom e Galp Energia.
PUB
A petrolífera é a cotada do PSI-20 que menos cai, mas está, ainda assim, a recuar mais de 1% para os 1,20%.
Mais lidas
O Negócios recomenda