PT «poupa» 60 milhões de euros com emissão de obrigações
A Portugal Telecom estima poupar 60 milhões de euros (12 milhões de contos) com a emissão de 600 milhões de euros em obrigações convertíveis hoje anunciada, disse fonte da empresa ao Negocios.pt
A Portugal Telecom [PLTM] vai proceder a partir de hoje ao lançamento de uma emissão de obrigações permutáveis, no montante de 550 milhões de euros (110,26 milhões de contos), susceptível de extensão até cerca de 600 milhões de euros (120,29 milhões de contos), anunciou a empresa liderada por Murteira Nabo em comunicado.
PUB
Fonte da empresa explicou ao Negocios.pt que esta emissão foi realizada para «aproveitar as condições favoráveis» do mercado e que terá «um impacto significativo no custo da dívida» da Portugal Telecom.
O Banco Central Europeu baixou recentemente as taxas de juro na Zona Euro em 50 pontos base, para 3,25%, o nível mais baixo do ano.
As referidas obrigações serão subscritas ao valor nominal, com uma taxa de juro entre os 1,5% e os 2% ao ano, e com o prémio de conversão em acções a poder variar entre os 37% e os 43%, tendo em conta a cotação das acções no momento da definição do preço.
PUB
A mesma fonte adiantou que esta taxa de juro compara com os 4% praticados actualmente pelo mercado, pelo que implica uma poupança anual de 60 milhões de euros (12 milhões de contos), ou 12 milhões de euros (2,4 milhões de contos) durante o contrato que tem a duração de cinco anos.
No final de Setembro a dívida consolidada da PT, consolidando a Telesp Celular numa base proporcional, ascendia a 4,8 mil milhões de euros (962 milhões de contos). Esta emissão teve como objectivo «reduzir ao máximo o custo da dívida», adianta a mesma fonte.
Emissão obrigações pode representar aumento de capital de 3%.
PUB
Esta emissão de até 600 milhões de euros em obrigações convertíveis, caso os investidores as troquem por acções, pode representar um aumento de capital de cerca de 40 milhões de títulos, ou seja, «3% do capital actual da empresa», referiu a mesma fonte.
Esta operação «implica a possibilidade de uma posterior troca por acções, com um prémio entre 37 a 43%», tendo em conta a cotação de hoje da Portugal Telecom.
As acções da Portugal Telecom seguiam a cair 4,55% para os 9,02 euros (1.808 escudos), pressionadas pelo anuncio da emissão de obrigações convertíveis em acções.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda