"Público" aumenta prejuízos em 6,84 milhões de euros
O jornal diário "Público" encerrou 2006 com um prejuízo de 10,03 milhões de euros, um aumento de 6,84 milhões face ao resultado negativo registado em igual período do ano anterior. A circulação média mensal do jornal do Grupo Sonaecom caiu 9,8% para 44,2 mil unidades.
Para o prejuízo total do "Público" contribuiu, em parte, o resultado negativo de 3,34 milhões obtido nos últimos três meses de 2006. Os 10,03 milhões de euros negativos representam três vezes mais que os 3,19 milhões de euros obtidos em 2005.
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"Durante 2006, o Público apresentou uma performance abaixo das expectativas ao nível das suas receitas e rentabilidade", refere a Sonaecom, acrescentando que no segundo semestre "foi implementado um plano de reestruturação com o objectivo de alterar este cenário, orientado para: reformulação do jornal; alteração do formato do jornal; e reformulação da estrutura organizacional e dos processos chave".
O volume de negócios do "Público" diminuiu 17,5% para os 36,4 milhões de euros, comparados com 44,1 milhões de euros em 2005, devido, "essencialmente: a uma redução de 36,8% nas vendas de produtos associados, explicada pelo aumento da concorrência e saturação do mercado".
Além disso, para esta quebra contribuiu igualmente a diminuição das vendas de publicidade em 11,1% e a redução das vendas de jornais em 5,7%, "devido ao difícil panorama económico português, à redução do mercado de imprensa diária e à concentração do investimento publicitário na televisão".
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A circulação média mensal do "Público" diminuiu 9,8%, de uma média de 49 mil unidades em 2005, para 44,2 mil unidades em 2006, como "resultado da redução da dimensão do mercado de imprensa paga e das pressões competitivas impostas pelos jornais sensacionalistas e de distribuição gratuita".
A quota do "Público" no mercado de publicidade foi afectada pela performance da circulação, alcançando uma média de 15,5% no final de 2006, 0,4 pontos percentuais abaixo da quota do final de 2005.
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