Seguro obrigatório para trotinetes elétricas a partir de sexta-feira

É obrigatório ter o seguro de responsabilidade civil, "independentemente das características do veículo, do terreno em que esteja a ser utilizado ou de se encontrar estacionado ou em movimento", indica o decreto-lei.
Trotinetes
Miguel Baltazar/Negócios
Lusa 19 de Junho de 2025 às 11:55

O seguro de responsabilidade civil passa a ser obrigatório, a partir de sexta-feira, para trotinetes e 'scooters' elétricas, 'segways' e 'hoverboards', cabendo à PSP a fiscalização desta nova medida.

De acordo com o decreto-lei que entra em vigor esta sexta-feira, ficam abrangidos pela obrigatoriedade de seguro de responsabilidade civil os veículos motorizados com velocidade máxima superior a 25 quilómetros por hora ou peso superior a 25 kg e velocidade superior a 14 quilómetros por hora.

PUB

Se o veículo tiver estas características, é obrigatório ter o seguro de responsabilidade civil, "independentemente das características do veículo, do terreno em que esteja a ser utilizado ou de se encontrar estacionado ou em movimento", lê-se no documento publicado em Diário da República.

Deste diploma ficam excluídas as "cadeiras de rodas destinadas exclusivamente a pessoas com incapacidade física".

A PSP tem a responsabilidade de fiscalizar os seguros de responsabilidade civil relacionados com estes veículos e de aplicar as respetivas contraordenações.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Seguros Polícia de Segurança Pública
Pub
Pub
Pub