Suécia aprova construção do gasoduto russo da Nord Stream
A Suécia aprovou a passagem do gasoduto russo da Nord Stream na zona económica sueca no mar Báltico, anunciou hoje o ministro do Ambiente sueco, Andreas Carlgan.
PUB
"O governo autoriza a Nord Stream a construir um gasoduto nas águas internacionais no interior da zona económica sueca", declarou o ministro.
Este projecto com um custo de 7,4 mil milhões de euros, liderado pelo gigante russo do gás Gazprom, deverá ligar ao longo de 1220 quilómetros Vyborg na Rússia a Greifswald na Alemanha, passando pelo mar Báltico e pelos territórios russo, finlandês, sueco, dinamarquês e alemão.
A Dinamarca já tinha autorizado a passagem a 20 de Outubro. A Finlândia deverá ainda pronunciar-se sobre o projecto que é criticado nomeadamente pelos países bálticos e a Polónia que alegam que este é um meio para os contornar.
PUB
A Nord Stream AG pensa iniciar a instalação do gasoduto, formado por duas condutas, em 2010 e concluir o projecto em 2012. A primeira conduta deverá estar terminada no Outono de 2011, data do início da entrega de gás à Europa.
Estas duas condutas deverão transportar 55 mil milhões de metros cúbicos de gás natural por ano da Rússia para o mercado europeu, correspondente a 11% do consumo anual esperado da UE em 2011.
A União Europeia procura diversificar as fontes e os rumos de fornecimento de gás para não voltar a ser refém de diferendos entre a Rússia e a Ucrânia, país por onde passam 80% das aquisições europeias.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda