Tata Steel salva cerca de 5.000 empregos com venda de unidade no Reino Unido
A indiana Tata Steel vai vender uma das suas unidades siderúrgicas no Reino Unido à firma de investimento Greybull Capital, salvando cerca de um terço dos 15 mil postos de trabalho que estavam ameaçados pela sua decisão de abandonar aquele mercado.
PUB
A venda da unidade da Tata em Scunthorpe, no norte de Inglaterra, à Greybull Capital – por uma libra – inclui um pacote de investimento de 400 milhões de libras (495 milhões de libras) e acordos com fornecedores e sindicatos para redução de custos.
PUB
"Esperamos que não haja redundâncias daqui para a frente. O plano de negócios assim o exige", referiu Marc Meyohas, co-fundador da Greybull Capital, citado pela Reuters.
PUB
A Tata, que detém marcas icónicas como a Jaguar Land Rover e a Tetley, anunciou a sua intenção de sair do Reino Unido no passado dia 30 de Março, citando os custos de produção elevados, a debilidade do mercado interno e o aumento das importações para a Europa de países como a China. Desde então, o primeiro-ministro David Cameron tem estado sob pressão para manter as fábricas abertas e garantir os milhares de postos de trabalho.
PUB
A Greybull, que não vai assumir responsabilidades com pensões, informou que cerca de metade do pacote de 400 milhões de libras virá dos accionistas e a outra metade de bancos e empréstimos do Governo.
"Estamos à espera que a empresa seja rentável daqui a um ano", assumiu Meyohas, que co-fundou a Greybull em 2008, após 12 anos como CEO da empresa de serviços de tecnologia Cityspace.
PUB
Embora o acordo seja positivo para os trabalhadores de Scunthorpe, há uma profunda inquietação em Port Talbot, a maior siderúrgica do Reino Unido, onde 4 mil pessoas poderão perder o seu emprego se a Tata não conseguir encontrar um comprador.
PUB
A Tata Steel é a segunda maior produtora de aço na Europa, com uma presença diversificada em todo o continente. Tem uma capacidade de produção de aço bruto de mais de 18 milhões de toneladas por ano na Europa.
Saber mais sobre...
Saber mais Tata Steel Reino Unido Greybull Capital Inglaterra Europa David Cameron Port Talbot economia negócios e finançasMais lidas
O Negócios recomenda