Tchau Vivo, oi Oi
A Oi é uma operadora de telecomunicações brasileira e resulta ela própria de um processo de crescimento por aquisições.
Em 2009, a Oi comprou a Brasil Telecom, o que então lhe permitiu ascender ao topo como maiores empresas de telecomunicações brasileira, com uma facturação de 30 mil milhões de reais, o que corresponde a quase 30% do total da facturação do sector de telecomunicações brasileiro. Esta aquisição fez da Oi também a maior operadora de rede fixa da América do Sul, em número de linhas de serviço.
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Segundo a identificação oficial da Oi, a empresa opera com base numa oferta de serviços “quadruplay”: rede fixa, rede móvel, banda larga e televisão por subscrição.
No final do primeiro trimestre deste ano, a Oi tinha 62 milhões de clientes, dos quais 36,6 milhões em telemóveis, 21,1 milhões em rede fixa e 4,3 milhões no seu serviço de acesso à Internet, o Velox.
Em 2009, a Oi fechou o exercício com uma receita líquida de 29,8 mil milhões de reais. A margem de EBITDA (resultados antes de juros, impostos e amortizações – ou “cash flow” operacional) é de 33%, Mas o lucro de mil milhões de reais em 2008 caiu para um prejuízo de 436 milhões de 2009, depois da volumosa aquisição da Brasil Telecom.
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A Brasil Telecom deu ainda à Oi o controlo da Globenet, a rede de cabos submarinos de transmissão de fibra óptica que liga Brasil, Venezuela e Estados Unidos. Nos satélites, a concessionária possui 19,04% da Hispamar.
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O Oi não é o mesmo que a Vivo
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