Venda dos HPP à Amil rende 86 milhões à CGD
A concretização do negócio, que está apenas dependente das autorizações das autoridades competentes, é o primeiro passo no processo de privatização da Caixa Seguros e Saúde, imposto pela troika no programa de assistência a Portugal.
PUB
A alienação da actividade seguradora, que inicialmente devia ser concretizada até ao final deste ano, foi adiada para o próximo ano, tendo que ocorrer até ao final do primeiro semestre de 2013.
Segundo adiantou recentemente o presidente da CGD, José de Matos, há a expectativa de “concretizar a venda ainda em 2012, pelo que a operação estará reflectida nas contas da Caixa de 2012”.
PUB
A alienação dos HPP vai permitir à Amil passar a controlar diversas unidades hospitalares, como os hospitais dos Lusíadas (Lisboa) e de Albufeira, além do Hospital de Cascais, que é gerido em regime de parceria público-privada (PPP), mas não os imóveis em que estão instalados, que continuam a pertencer à CGD.
O grupo comprador, que entretanto foi adquirido pela norte-americana UnitedHealth, “é a maior empresa de saúde no Brasil, com mais de cinco milhões de clientes e uma rede própria com 22 unidades hospitalares em operação e outras duas em construção”.
Saber mais sobre...
Saber mais CGD Caixa Geral de Depósitos banca saúde HPP Hospitais Privados de Portugal AmilA importância das entrelinhas
O vírus do Estado
Mais um erro do PS?
Relembrar Ernâni Lopes
Mais lidas
O Negócios recomenda