Chinesa BYD planeia uma terceira fábrica na Europa
A BYD pretende construir uma terceira fábrica de automóveis elétricos na Europa, indicou esta sexta-feira a vice presidente executiva da fabricante chinesa, Stella Li, em Frankfurt.
PUB
A decisão sobre a localização da terceira unidade de produção da BYD - as fábricas na Hungria e na Turquia estão já em construção - deverá ser tomada nos próximos 18 meses, acrescentou.
Adicionalmente, a empresa também pretende começar a produzir baterias para veículos elétricos em solo europeu, estando a localização e o calendário deste projeto ainda em fase de discussão, referiu Li.
PUB
O reforço da produção na Europa ajudará a BYD a evitar as tarifas adicionais impostas por Bruxelas aos veículos elétricos produzidos na China.
As tarifas que vigoram desde outubro fez estagnar a penetração das fabricantes chinesas no mercado automóvel europeu, mas a BYD reforçou a sua liderança entre as construtoras automóveis do gigante asiático na Europa, superando as vendas da MG, detida pela SAIC, por 44% em janeiro, segundo dados da consultora JATO Dynamics.
O abrandamento da procura por carros elétricos na Europa não arrefece a atração para os fabricantes chineses, que conseguem preços de venda final mais elevados do que na China, onde decorre uma agressiva guerra de preços entre as diferentes construtoras.
PUB
Em Portugal, a BYD superou no primeiro mês deste ano as vendas da Tesla, de Elon Musk. A fabricante chinesa tem na sua oferta não apenas veículos totalmente elétricos mas também híbridos.
Adam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda