Impostos ligados ao automóvel têm maior peso em Portugal e rendem 440 mil milhões na Europa
Os impostos ligados ao setor automóvel ascenderam a 440,4 mil milhões de euros em 14 dos maiores mercados europeus, indica um estudo publicado esta terça-feira pela Associação dos Construtores Europeus de Automóveis (ACEA).
PUB
Este valor engloba os impostos relativos à venda de veículos e peças, reparação, bem como a portagens e impostos sobre combustíveis.
Em Portugal, os impostos ligados aos automóveis atingiram os 9,6 mil milhões de euros no ano passado, pesando cerca de 21% da receita fiscal total, o que supera largamente o peso nos outros países. Atrás de Portugal surgem a Finlândia, com um peso de 16,6%, Espanha (14,4%), Bélgica (12,3%) e Holanda (11,4%).
PUB
O valor destes impostos em Portugal supera o de países como a Suécia (8,1 mil milhões de euros), Grécia (7,4 mil milhões), Dinamarca (6,7 mil milhões) e Irlanda (6,2 mil milhões).
Sendo os maiores mercados, os países com maior montante de arrecadação fiscal relacionada com o setor automóvel são a Alemanha (93,4 mil milhões de euros), França (83,9 mil milhões), Itália (76,3 mil milhões) e Reino Unido (54,1 mil milhões de euros).
PUB
No caso português, a maior fatia destes 9,6 mil milhões de euros respeita ao IVA sobre vendas de veículos e peças, reparações e serviços, com um valor de 4,5 mil milhões de euros. Os impostos sobre combustíveis e lubrificantes renderam 3,5 mil milhões no ano passado, enquanto o Imposto Sobre Veículos (ISV) e o Imposto Único de Circulação (IUC) renderam aos cofres do Estado 700 milhões de euros cada.
Saber mais sobre...
Saber mais Associação dos Construtores Europeus de Automóveis ACEA Portugal Europa impostos isv iva iucMais lidas
O Negócios recomenda