Mapa: O seu carro pode entrar no centro de Lisboa?

A partir desta quinta-feira que foram alteradas as regras de circulação de automóveis em Lisboa, nos dias úteis, para os carros anteriores a 1996. Saiba se o seu caro é afectado.
Jornal de Negócios
pub
Bruno Simões, Nuno Teixeira - Infografia 15 de janeiro de 2015 às 19:22

A câmara de Lisboa implementa amanhã a terceira fase das Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) na cidade, e com isso vai impedir a circulação dos veículos anteriores a 1996 numa extensa área da capital, que se estende desde o Braço de Prata até Alcântara. Na Avenida da Liberdade e na Baixa só poderão circular veículos do ano 2000 e posteriores.

Na prática, ficam impedidos de circular em Lisboa perto de 1,3 milhões de veículos – era esse o número de carros com mais de 15 anos registados pela ACAP. 

 
Quais são as excepções

A Zona de Emissões Reduzidas (ZER) de Lisboa limita a circulação de veículos ligeiros e pesados nos dias úteis. Mas não coloca barreiras à circulação de motociclos, nem impede as ambulâncias ou os carros da polícia de o fazer.

VEÍCULOS DE EMERGÊNCIA, POLÍCIA E MILITARES

pub

As ambulâncias e carros de bombeiros vão poder circular nas duas ZER, independentemente das emissões que produzam. Na mesma categoria cabem todos os veículos da polícia, incluindo os que servem para transportar presos, mas também os veículos militares.

TÁXIS

Os táxis beneficiam de uma fase de transição muito alargada, que se estende até 2017.Até fim de Junho, nenhuma restrição se aplica. A partir desse mês, só os táxis posteriores a Julho de 1992 é que poderão circular nas duas zonas. A partir de Julho de 2016, os táxis anteriores a 1996 deixam de poder circular na Zona 1 (Baixa). A partir de 1 de Julho de 2017, a circulação dos táxis seguirá as regras dos restantes veículos: na Zona 1 só circulam os carros posteriores a 2000 e na zona 2 só os posteriores a 1996.

RESIDENTES

Os portadores de dístico de estacionamento de residente nas zonas 5, 12 e 13 poderão circular livremente na Zona 1. Os veículos pertencentes a residentes na cidade de Lisboa poderão circular na Zona 2 (mas não na Zona 1).

pub

VEÍCULOS HISTÓRICOS

Os veículos históricos que estejam certificados pelas entidades oficiais podem circular nas duas ZER.

MOTAS, BLINDADOS E GÁS

Todos os motociclos podem continuar a circular, assim como os veículos movidos a gás

(GPL) ou a gás natural. Os veículos blindados de transporte de valores também não têm restrições.

pub

MOBILIDADE REDUZIDA

Os veículos de pessoas com mobilidade reduzida, como os deficientes motores, poderão circular nas duas zonas

 
Saiba porque é que estas matrículas são importantes

Nos automóveis mais recentes, o mês e o ano do automóvel está impresso na chapa de matrícula, mas nos mais antigos não. Saiba a partir de que matrículas arrisca ser multado por circular em Lisboa.

pub

00-00-GC

Nos automóveis mais recentes, o mês e o ano do automóvel está impresso na chapa de matrícula, mas nos mais antigos não. Saiba a partir de que matrículas arrisca ser multado por circular em Lisboa.

Actualmente, as letras nas matrículas estão no meio, mas nos modelos mais antigos, estão à direita. Quem tiver um veículo com uma matrícula em que as letras sejam até GC, aplicadas a veículos até ao final de 1995 (há alguns que já são dos primeiros dias de 1996), não poderá circular na Zona 2 da ZER de Lisboa.

00-00-OS

A partir de 1998, os automóveis passaram a ter na matrícula o mês e o ano de registo. Ainda assim, é importante lembrar que os veículos com as letras OS (excepto alguns que já foram matriculados em 2000) deixam de poder circular Zona 1 da ZER definida para Lisboa.

pub

pub