PAN quer saber o que é que o Governo está a fazer para trazer a Tesla para Portugal

O PAN questionou o Ministério dos Negócios Estrangeiros para saber que “compromissos estão a ser adoptados” para assegurar que a Tesla vem para Portugal. Vários países já manifestaram interesse em captar este investimento.
Reuters
Ana Laranjeiro e André Cabrita-Mendes 07 de Dezembro de 2016 às 13:13

Há várias semanas que é público que a Tesla está a estudar vários países para instalar a sua fábrica europeia e Portugal é uma das hipóteses. A marca norte-americana até já se sentou à mesa com o Governo de António Costa sobre a possibilidade de instalar a sua fábrica europeia em Portugal. Nestas instalações, Elon Musk quer fabricar tanto automóveis como baterias de iões de lítio.

PUB

Agora, o PAN quer saber concretamente o que é que o Executivo português está a fazer para trazer a empresa para Portugal. "Nas questões apresentadas ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, o PAN pretende saber que compromissos estão a ser adoptados para que a captação deste investimento possa ser colocada no topo das prioridades a nível nacional", refere o partido liderado por André Silva em comunicado.

Uma das questões que o partido quer ver respondida é: que entidades estão a ser envolvidas na negociação "assumindo que o processo beneficiará dos contributos dos municípios interessados, dos representantes do sector industrial português e da sociedade civil".

PUB

Uma fábrica, vários interessados

As perguntas do PAN surgem nomeadamente numa altura em que se sabe que há outros países europeus que estão também na corrida para captar o investimento da Tesla. Holanda, Espanha e França também se estão a chegar à frente para agarrar a gigafábrica da empresa norte-americana.

PUB

Depois do Negócios ter revelado que o Governo já se reuniu com a Tesla sobre a instalação da fábrica em Portugal, agora foi a vez do Governo holandês vir a público garantir que está atento a este investimento. O Executivo de Haia vai "certamente esforçar-se para trazer a fábrica para os Países Baixos", escreveu o ministro da Economia do país numa carta enviada ao Parlamento.

O ministro holandês constatou na missiva que este investimento "irá reforçar o sector automóvel na província do Brabante e noutras regiões dos Países Baixos", segundo avançou o site de notícias NU na terça-feira, 29 de Novembro.

PUB

A Holanda já conta com uma fábrica da Tesla na cidade de Tilburgo. Todavia, esta é uma fábrica de montagem, ou seja, as diferentes peças são todas fabricadas nos Estados Unidos e depois transportadas para esta fábrica para produzir os automóveis.

De Espanha também estão a ser feitos vários esforços para atrair a Tesla. A comunidade autónoma da Galiza já mostrou que quer este investimento. A Xunta da Galiza declarou em Junho que está atenta a este investimento.

PUB

No extremo oposto de Espanha, a autarquia de Paterna lançou uma campanha em Maio para atrair este investimento. A cidade, próxima de Valência, apresentou como argumentos de peso o facto de a Ford contar com uma fábrica naquela área, e a proximidade com o porto mediterrâneo de Valência.

Em França, a ministra francesa da Energia, Ségolène Royal, sugeriu que a nova fábrica da Tesla podia ficar localizada numa antiga central nuclear no departamento da Alsácia, uma região estratégica banhada pelo rio Reno na fronteira com a Alemanha e a Suíça. 

PUB

Autaquias portuguesas aquecem os motores

Em Portugal, algumas câmaras municipais já se colocaram no terreno para mostrarem que estão dispostas a receber a gigafábrica, onde são produzidos os carros eléctricos e as baterias de iões de lítio da marca. O tiro de partida foi dado por Torres Vedras, com o autarca Carlos Bernardes (PS) a mostrar disponibilidade para receber este investimento junto do Executivo de António Costa.

PUB

Palmela, concelho onde está localizada a  maior fábrica automóvel em Portugal, a Autoeuropa, tem vários argumentos de peso para receber este investimento."Desde logo o nosso posicionamento estratégico na península de Setúbal, a dois passos de Lisboa, com a possibilidade de ligação a grandes eixos de indústria, ao porto de Setúbal, assim como as ligações ferroviárias existentes para o Norte e Sul de Portugal", diz ao Negócios o autarca de Palmela, Álvaro Amaro (CDU). Palmela já deu assim início a uma ronda de contactos para perceber como é que pode "contribuir para que este investimento se torne possível", confessou Álvaro Amaro. 

Mangualde é outro dos concelhos portugueses que conta com uma relevante fábrica automóvel – a PSA Peugeot Citroen –, e a sua autarquia está atenta a todos os desenvolvimentos. "Nós queremos que a Tesla venha para Portugal. Estamos muito atentos, mas neste momento o segredo é a alma do negócio", disse João Azevedo (PS). O autarca também sublinhou que o "interior do país é uma grande opção" para a Tesla.

PUB
Pub
Pub
Pub