Produção automóvel trava no mês, mas acelera no total do ano

Portugal já superou a fasquia dos 300 mil carros produzidos, o que acontece, de resto, pelo quarto ano consecutivo e o quinto da história.
autoeuropa, carros
João Cortesão
Paulo Moutinho 19:43

A produção automóvel nacional voltou a travar no mês passado, tal como já tinha acontecido no anterior. Encolheu 7,2% em novembro, de acordo com os dados da ACAP, mas mantém-se um saldo positivo no acumulado do ano. Já saíram das fábricas nacionais mais de 320 mil veículos, com a quase totalidade a ser para exportação.

"Em novembro de 2025 foram produzidos em Portugal 30.251 veículos automóveis o que representou um decréscimo de 7,2% face ao mês homólogo de 2024", diz a ACAP. Em outubro, a tendência já tinha sido esta, com a produção a encolher 7,6%.

PUB

Este travão à produção resulta, em grande medida, da evolução da Autoeuropa, que é responsável por cerca de 90% de todos os veículos produzidos em Portugal. E este ano tem sido de transição na fábrica de Palmela, com a entrada em produção do novo T-Roc, modelo híbrido, que obrigou à reconversão das linhas de produção desta unidade da Volkswagen. 

Apesar destas quebras mensais, o saldo do ano continua a ser positivo. "Em termos acumulados, nos onze meses de 2025, saíram das fábricas instaladas em Portugal 320.282 veículos, ou seja, mais 4,3% do que em igual período do ano anterior", nota a associação. Deste total, a Autoeuropa é responsável por 226 mil, seguindo-se a Stellantis de Mangualde, com 85 mil unidades.

Assim, está garantido que Portugal supera a fasquia dos 300 mil carros produzidos, o que acontece, de resto, pelo quarto ano consecutivo e o quinto da história. Além de ser um "número redondo", este é o patamar a partir do qual se é considerado "um país produtor de automóveis" em termos das organizações internacionais.

PUB

A ACAP sublinha os mais de 320 mil veículos produzidos no país que, diz, "confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 97,8% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que contribui de forma positiva para o saldo da balança comercial portuguesa".

"A Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional – com 87,8% – com a Alemanha (19,5%), Itália (11,6%), Turquia (10,9%) e França (10,2%) no topo do ranking", acrescenta.

PUB

Em termos de grandes regiões, "o mercado africano, liderado por Marrocos (1,9%), encontra-se em segundo lugar nas exportações de automóveis fabricados em Portugal com 4,2% das exportações. O continente americano encontra-se em terceiro lugar com 2,9% das exportações de veículos automóveis fabricados em Portugal", conclui.

Pub
Pub
Pub