Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Carro solar já pode ser comprado...mas não é para todas as bolsas

Um automóvel movido a energia solar com uma autonomia de 725 quilómetros já pode ser encomendado e as entregas estão previstas para o final do ano. Para já serão produzidos menos de mil unidades e o preço é elevado.

Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 24 de Abril de 2021 às 19:00
  • Assine já 1€/1 mês
  • 12
  • ...
A startup holandesa Lightyear já começou a aceitar encomendas para o seu automóvel elétrico movido a energia solar e as entregas estão previstas para o final deste ano. 

O Lightyear One apresenta uma autonomia máxima de 725 quilómetros, segundo a fabricante.

O automóvel conta com painéis solares no tejadilho e "capot" num total de cinco metros quadrados e, segundo o CEO da empresa, Lex Hoefsloot, pode obter 75% da energia necessária para a utilização durante um ano através desses painéis.

O Lightyear One carrega as suas baterias através da captação da energia solar e a fabricante diz que em países mais solarengos é possível conduzir sem ter de fazer qualquer carregamento. No entanto, em caso de necessidade, o veículo conta com um ponto de carregamento que permite carregar a bateria numa hora.

O carro conta com quatro motores incorporados nas rodas que "maximizam a eficiência energética em qualquer tipo de piso", refere ainda a startup holandesa fundada em 2016.


Lightyear One: carro solar com 725 kms de autonomia
A carregar o vídeo ...
A startup holandesa Lightyear já abriu as encomendas para o seu carro solar. A série limitada de 946 unidades começa a ser entregue no final deste ano a quem estiver disposto a pagar 150 mil euros pelo automóvel movido a energia solar.


As encomendas já estão disponíveis, mas o preço pode afastar muitos interessados. O Lightyear One custa 150 mil euros, mas Hoefsloot garante que o objetivo da marca não é ficar limitada ao segmento de luxo.

A empresa foi fundada em 2016 por um estudante da Solar Team Eindhoven, que venceu o Bridgestone World Solar Challenge em 2013, 2015 e 2017. E desde o início que a Lightyear tem colaborado com a Bridgestone.

Em termos de desempenho, o Lightyear One acelera dos 0 aos 100 km/h em 10 segundos e a velocidade máxima é de 150 km/h.

As encomendas agora abertas abrangem as regiões da União Europeia, Noruega e Suíça e estarão disponíveis apenas 946 veículos.

Ver comentários
Saber mais Lex Hoefsloot Lightyear One energia automóvel solar encomendas
Outras Notícias