pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

CEO e chairman da Volkswagen investigados por manipulação do mercado

Matthias Mueller e Hans Dieter Poetsch – juntamente com o antigo CEO Martin Winterkorn - estão na mira das autoridades alemãs por suspeitas de manipulação do mercado, no âmbito do escândalo das emissões de poluentes.

Matthias Müller Volkswagen
Matthias Müller Volkswagen Bloomberg
Negócios 10 de Maio de 2017 às 18:26

Os dois principais responsáveis da Volkswagen – o CEO e o presidente não executivo – estão a ser investigados pelas autoridades alemãs por suspeitas de manipulação do mercado, no âmbito do escândalo das emissões de poluentes, avança a Bloomberg.

 

Segundo a agência noticiosa, que cita fontes próximas dos visados, as autoridades estão a investigar o ‘timing’ em que o CEO Matthias Mueller (na foto) e o chairman Hans Dieter Poetsch – juntamente com o antigo CEO Martin Winterkorn – informaram os accionistas da Porsche acerca da manipulação das emissões.

A Porsche Automobil Holding SE tem a maioria dos direitos de voto sobre o capital da Volkswagen e, na altura, os responsáveis ocupavam cargos em ambas as empresas.

 

O processo iniciado pelas autoridades alemãs foi motivado por uma queixa do regulador germânico Bafin.

 

Poetsch, Winterkorn e outro executivo da fabricante alemã já estão a ser investigados noutro processo sobre possível manipulação das acções da Volkswagen, relacionada com o mesmo episódio.

 

O escândalo das emissões já custou à empresa 22,6 mil milhões de euros em coimas e outras despesas, mas a factura final poderá não ficar por aqui.

 

Na sessão desta quarta-feira, as acções da Volkswagen subiram 0,10% para 144,40 euros. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio