Elétricos e híbridos "plug-in" valem mais de metade das vendas de 18 marcas em Portugal
No ano passado as vendas de ligeiros de passageiros totalmente elétricos dispararam cerca de 95%, enquanto a dos híbridos "plug-in" cresceram 62,6%. Estes segmentos superaram largamente o desempenho do mercado total, que registou um acréscimo de 24,4%. Já são 18 as marcas em que estes veículos representam mais de metade das entregas em Portugal.
1. Tesla

Peso de eletrificados: 100%
Entregas totais: 9.329unidades
Entregas de elétricos: 9.329unidades (100%)
Entregas de híbridos "plug-in": 0unidades (0%)
1. BYD

Peso de eletrificados: 100%
Entregas totais: 450unidades
Entregas de elétricos: 450unidades (100%)
Entregas de híbridos "plug-in": 0unidades (0%)
1. Smart

Peso de eletrificados: 100%
Entregas totais: 404unidades
Entregas de elétricos: 404unidades (100%)
Entregas de híbridos "plug-in": 0unidades (0%)
1. Polestar

Peso de eletrificados: 100%
Entregas totais: 295unidades
Entregas de elétricos: 295unidades (100%)
Entregas de híbridos "plug-in": 0unidades (0%)
1. Aiways

Peso de eletrificados: 100%
Entregas totais: 40unidades
Entregas de elétricos: 40unidades (100%)
Entregas de híbridos "plug-in": 0unidades (0%)
1. Maxus

Peso de eletrificados: 100%
Entregas totais: 6unidades
Entregas de elétricos: 6unidades (100%)
Entregas de híbridos "plug-in": 0unidades (0%)
1. Nio

Peso de eletrificados: 100%
Entregas totais: 1unidades
Entregas de elétricos: 1unidades (100%)
Entregas de híbridos "plug-in": 0unidades (0%)
8. Land Rover

Peso de eletrificados: 88,8%
Entregas totais: 1.175unidades
Entregas de elétricos: 0unidades (0%)
Entregas de híbridos "plug-in": 1.044unidades (88,8%)
9. Jaguar

Peso de eletrificados: 82,4%
Entregas totais: 284unidades
Entregas de elétricos: 49unidades (17,3%)
Entregas de híbridos "plug-in": 185unidades (65,1%)
10. Volvo

Peso de eletrificados: 82,3%
Entregas totais: 5.118unidades
Entregas de elétricos: 1.353unidades (26,4%)
Entregas de híbridos "plug-in": 2.861unidades (55,9%)
11. MG

Peso de eletrificados: 80,4%
Entregas totais: 1.080unidades
Entregas de elétricos: 665unidades (61,6%)
Entregas de híbridos "plug-in": 203unidades (18,8%)
12. DS

Peso de eletrificados: 67,8%
Entregas totais: 1.080unidades
Entregas de elétricos: 47unidades (4,4%)
Entregas de híbridos "plug-in": 685unidades (63,4%)
13. Jeep

Peso de eletrificados: 66,4%
Entregas totais: 1.381unidades
Entregas de elétricos: 328unidades (23,7%)
Entregas de híbridos "plug-in": 589unidades (42,7%)
14. Lexus

Peso de eletrificados: 66,2%
Entregas totais: 461unidades
Entregas de elétricos: 38unidades (8,3%)
Entregas de híbridos "plug-in": 267unidades (57,9%)
15. BMW

Peso de eletrificados: 60,4%
Entregas totais: 13.963unidades
Entregas de elétricos: 3.480unidades (24,9%)
Entregas de híbridos "plug-in": 4.955unidades (35,5%)
16. Cupra

Peso de eletrificados: 58,2%
Entregas totais: 2.522unidades
Entregas de elétricos: 812unidades (32,2%)
Entregas de híbridos "plug-in": 655unidades (26%)
17. Mercedes-Benz

Peso de eletrificados: 56,2%
Entregas totais: 14.810unidades
Entregas de elétricos: 2.408unidades (16,3%)
Entregas de híbridos "plug-in": 5.916unidades (39,9%)
18. Porsche

Peso de eletrificados: 51,3%
Entregas totais: 1.019unidades
Entregas de elétricos: 253unidades (24,8%)
Entregas de híbridos "plug-in": 270unidades (26,5%)
Com os carros elétricos e híbridos "plug-in" a apresentarem um dinamismo muito superior ao do mercado, o seu peso no portefólio de vendas das diversas fabricantes tem vindo a aumentar. Contas feitas, no ano passado foram 18 as marcas em que estes veículos representaram mais de metade das matrículas no mercado nacional.
À cabeça surgem as marcas que apenas comercializam veículos elétricos: Tesla, BYD, Smart, Polestar, Aiways, Maxus e Nio. Convém, no entanto, sublinhar que enquanto a Tesla fechou o ano com um recorde de 9.329 unidades entregues, o que lhe valeu o oitavo lugar entre as marcas mais populares em Portugal, a chinesa Nio apenas matriculou um veículo.
A também chinesa BYD, contudo, fechou o ano de estreia em Portugal com 450 veículos entregues, enquanto a Smart e a Polestar matricularam 404 e 295 unidades, respetivamente.
Entre as fabricantes que mais vendem em Portugal - além da Tesla - a BMW e a Mercedes-Benz (5.ª e 3.ª marcas mais vendidas, respetivamente) são as únicas do Top 10 em que os eletrificados representam mais de metade das vendas. Em ambos os casos, os híbridos "plug-in" pesam mais do que os carros elétricos, mas a diferença é menor na BMW (3.480 elétricos e 4.955 "plug-in") do que na Mercedes-Benz, onde os "plug-in" somaram 5.916 unidades e os elétricos 2.408.
Esta tendência é comum à Volvo, onde os eletrificados representaram mais de 82% das vendas no mercado português, sendo o peso dos "plug-in" de 55,9%.
Ainda com os eletrificados a valerem mais de 80% das vendas surgem a Land Rover (88,8%) - exclusivamente graças a híbridos "plug-in" -, a Jaguar e a MG.
DS, Jeep, Lexus, Cupra e Porsche são as restantes marcas em que os eletrificados pesaram mais do que 50% nas vendas.
A Peugeot, líder do mercado nacional, apresenta um peso de 23% de eletrificados no total de carros matriculados em 2023, enquanto a vice-líder Renault conta com uma fatia de apenas 13,8% dos eletrificados no conjunto das vendas.
Mais lidas