Tesla acelera para o Top 10. Veja as marcas preferidas dos portugueses em 2023
Num ano em que os carros elétricos foram o principal motor do mercado automóvel em Portugal, a Tesla foi a "estrela" ao entrar no Top 10 das marcas mais vendidas. Na frente a hierarquia manteve-se, embora a Dacia tenha falhado o pódio por uma "unha negra". Veja as marcas preferidas dos portugueses em 2023.
1.º Peugeot
2.º Renault
3.º Mercedes-Benz
4.º Dacia
5.º BMW
6.º Volkswagen
7.º Toyota
8.º Tesla
9.º Citroën
10.º Seat
11.º Opel
12.º Hyundai
13.º Kia
14.º Ford
15.º Nissan
16.º Fiat
17.º Volvo
18.º Audi
19.º Skoda
20.º Cupra
21.º Mitsubishi
22.º MINI
23.º Jeep
24.º Mazda
25.º Land Rover
26.º DS
26.º MG
28.º Porsche
29.º Honda
30.º Alfa Romeo
31.º Lexus
32.º BYD
33.º Smart
34.º Suzuki
35.º Polestar
36.º Jaguar
37.º Bentley
38.º Aston Martin
39.º Maserati
40.º Aiways
41.º Ferrari
42.º Lamborghini
43.º Alpine
44.º Maxus
45.º Caterham
46.º Rolls-Royce
46.º Mclaren
46.º Lotus
46.º Nio
No ano passado as matrículas de ligeiros de passageiros em Portugal ficaram a curta margem da fasquia das 200 mil unidades, tendo aumentado 26,9%, para 199.263 veículos.
A Peugeot somou o terceiro ano consecutivo como líder do mercado português ao entregar 20.698 viaturas, uma subida de 22,9% face a 2022. A "marca do leão" superou a rival Renault que fechou o ano com 16.100 unidades, mais 25% do que no ano anterior.
A fechar o pódio, a Mercedes-Benz segurou a posição com um crescimento de 22,6%, para 14.810 veículos. A marca germânica viu, contudo, a Dacia aproximar-se perigosamente: a fabricante romena do grupo Renault ficou a apenas sete unidades de igualar a Mercedes graças a um salto de 45% nas vendas.
A BMW manteve o quinto posto, com 13.963 veículos, o que traduz um aumento de 42,4%.
Na sexta posição surge a primeira alteração face ao "ranking" de 2022, com a Volkswagen a subir dois degraus e a atingir vendas de 11.220 carros, mais 30,6%. O ganho da marca de Wolfsburgo levou a Toyota a cair uma posição, para o sétimo lugar, com 10.200 viaturas e uma subida de 13%.
A grande novidade surge no oitavo posto, com a Tesla a escalar 10 posições graças a um crescimento de 256,3% para 9.329 unidades. A fabricante de veículos elétricos ultrapassou nomeadamente a Citroën, que viu as vendas subirem apenas 0,5%, até às 9.059 viaturas, e a Seat, que cresceu 35,2% para 8.291 unidades, o que lhe permitiu subir três lugares e entrar no Top 10.
Entre as marcas que venderam 500 ou mais unidades em 2023 apenas três sofreram quebras nas entregas face a 2022. A Hyundai registou um decréscimo de 2,7%, a Fiat sofreu uma queda de 16% e a Honda viu as vendas recuarem 28,9%.
Nota ainda para o desempenho da Polestar, fabricante 100% elétrica do grupo Volvo, que cresceu 132,3%, para 295 unidades, bem como a MG, que disparou 351,9%, para 1.080 veículos.
O ano fica ainda marcado pela entrada da chinesa BYD, que entregou 450 unidades, o que lhe vale a 32.ª posição.
Mais lidas