Mais de metade dos apoios para carros elétricos por atribuir
Prazo para submeter candidaturas termina no final deste ano ao incentivo à compra de carros elétricos e ainda estão disponíveis mais de metade dos apoios. Exigência do abate de um carro antigo afastou possíveis candidatos.
Mais de metade dos apoios para a compra de veículos 100% elétricos ainda estão por atribuir, avança esta quinta-feira o Jornal de Notícias. O prazo para submeter candidaturas a estes incentivos termina no final deste ano e ainda estão disponíveis 2,6 milhões de euros.
Desde outubro, foram submetidas apenas 379 candidaturas ao incentivo à compra de carros elétricos, que devolve 4 mil euros aos cidadãos que abatam um carro antigo e comprem um veículo elétrico. O presidente da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), Pedro Faria, considera que a opção do Governo de misturar o apoio à compra de veículos elétricos com o da renovação da frota é "errada".
Para Pedro Faria, a "taxa de execução muito baixa" destes apoios é explicada pela exigência de abater uma viatura a combustíveis fósseis com mais de 10 anos. Além disso, quem comprou carro em janeiro não sabia que seria preciso um veículo para abate. "É uma situação muito penosa", refere.
Mais lidas