Tem carro elétrico? Mobi.e alerta para impacto do mau tempo nos carregamentos
Gestora da rede de postos de carregamento aponta para a possibilidade de constrangimentos técnicos ou interrupções temporárias perante as condições meteorológicas adversas. Pede aos condutores para evitarem deixar a bateria chegar à "reserva".
- 2
- ...
Portugal está a ser fustigado por um "comboio de tempestades". As condições meteorológicas adversas estão a ter impactos na vida das empresas, das empresas, mas também em muitas infraestruturas. E a rede de carregamento de automóveis elétricos não está imune. A Mobi.e, a gestora da rede, alerta para o risco potencial de constrangimentos técnicos.
"O agravamento das condições atmosféricas em território nacional, especialmente durante o fim-de-semana, poderá provocar constrangimentos técnicos ou interrupções temporárias na Rede Nacional de Carregamento de veículos elétricos", diz a Mobi.e em comunicado.
Perante o cenário meteorológico adverso "previsto para os próximos dias, a Mobi.e alerta para a possibilidade de impactos operacionais na rede, resultantes de falhas de energia, dificuldades de acesso a algumas localizações e limitações técnicas causadas pelo mau tempo", acrescenta.
Atualmente, existem já algumas centenas de automóveis 100% elétricos nas estradas nacionais, sendo que a utilização da rede de postos de carregamento na via pública tem vindo a atingir recordes consecutivos.
Os constrangimentos potenciais apontados pela Mobi.e podem, eventualmente, impedir a utilização de postos por parte dos condutores destes veículos. Por isso, diz a gestora, "os condutores de veículos elétricos são aconselhados a adotar medidas preventivas para garantir a sua mobilidade e segurança", nomeadamente evitando deixar a carga da bateria chegar à "reserva".
Os condutores devem "antecipar os carregamentos: evitar esperar que a bateria atinja níveis críticos antes de carregar o veículo", assim como planear a rota que vão percorrer para "confirmar previamente a disponibilidade dos postos de carregamento antes de iniciar a viagem". E também "restringir as deslocações ao estritamente necessário".
Mais lidas